No último dia 05/02, os professores do UNIFACIG puderam participar da oficina “Gamificação como Prática Pedagógica Significativa”, ministrada pelo Prof. MSc. João Ricardo (Passo Fundo-RS), como parte da abertura do evento “Aperte Start: tendências educacionais para 2024”.
Numa dinâmica descontraída e interativa, o Prof. João Ricardo apresentou exemplos de como a gamificação pode ser utilizada como uma estratégia pedagógica eficiente, aprimorando o engajamento dos alunos nas atividades de aprendizagem.
A gamificação consiste em utilizar elementos de jogos, como recompensas, desafios e níveis de dificuldade, nos processos de ensino e aprendizagem. Essa abordagem tem se revelado uma forma eficaz de tornar as aulas mais atrativas e interativas, aumentando a motivação e o interesse dos alunos em aprender. Prof. João Ricardo destacou que a gamificação não tem apenas o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas, mas sim de proporcionar uma aprendizagem mais significativa e envolvente para os estudantes.
Durante a oficina, foram apresentados diversos jogos educativos que podem ser aplicados em diferentes áreas do conhecimento. Os professores participaram de uma atividade gamificada com tema futurístico, vivenciando a experiência de criação de avatares, resolução de enigmas, percorrendo missões e apresentando soluções criativas para problemas.
A oficina “Gamificação como Prática Pedagógica Significativa” foi apenas o começo do evento “Aperte Start: tendências educacionais para 2024”. A semana conta com diversas propostas que abordam temas relevantes para a educação do século XXI. É muito importante que os educadores estejam sempre atualizados e abertos a novas abordagens pedagógicas, como a gamificação, que podem trazer resultados significativos para a aprendizagem dos estudantes. O UNIFACIG está comprometido em oferecer formações de qualidade para seus professores, proporcionando um ensino de excelência e alinhado com as necessidades da sociedade contemporânea.