Na última semana, aconteceu uma Oficina de Formação de Professores com o tema “Elaboração de Cenários para Avaliação de Competências”, ministrada pelo Prof. Humberto Vinício, do TEIA: Espaço de Inovação da UNIFACIG. O encontro foi uma oportunidade valiosa para os educadores aprofundarem seus conhecimentos sobre como planejar e aplicar avaliações baseadas em competências, algo cada vez mais relevante na educação atual.
Durante a oficina, os participantes discutiram o formato ideal para criar cenários que estimulem o desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos. O Prof. Humberto apresentou perguntas-chave que ajudam a guiar o planejamento desses cenários, como: “Quais competências quero avaliar?”, “Qual contexto realista posso usar para tornar essa avaliação significativa?” e “Como garantir que os alunos consigam aplicar o conhecimento em situações práticas?”.
Além da parte teórica, a oficina também incluiu atividades práticas. Os professores puderam exercitar a definição de competências específicas para suas disciplinas e, a partir delas, criar cenários de avaliação. O foco foi em criar situações desafiadoras e ao mesmo tempo próximas da realidade dos alunos, promovendo não só o aprendizado, mas também a aplicação desse conhecimento em problemas concretos.
Essa oficina reforçou a importância de repensar as formas de avaliar os alunos, buscando sempre conectar o conteúdo à prática e garantindo que as competências trabalhadas em sala de aula sejam realmente desenvolvidas. Foi um momento de troca, aprendizado e muita reflexão sobre o papel do professor na construção de avaliações mais significativas e alinhadas às demandas do mundo atual.



