Se você está no terceiro ano e se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), precisa saber o que zera a redação do Enem.
A prova é uma das mais importantes do exame, já que apura se o candidato tem uma boa capacidade de raciocínio, da colocação desse pensamento em um texto e ainda se ele está informado e tem bom conhecimento de mundo partilhado.
Neste artigo, vamos mostrar que erros como escrita de texto insuficiente, fuga do tema, cópia de textos e uso de letra ilegível, poderão levar você a zerar a prova e ser eliminado do concurso. Continue lendo, confira as dicas, evite os erros e gabarite na prova já!
1.Não seguir as regras
Uma das principais causas de zero e anulação da prova do Enem é o fato dos estudantes não seguirem as regras. A prova traz uma série de instruções, que devem ser seguidas e que colocam os candidatos no páreo do concurso.
São instruções simples, como a de escrever um número mínimo ou máximo de linhas no texto final — o que pode caracterizar texto insuficiente —, fazer o texto final com um determinado tipo de caneta e a redação final feita com letra legível. Ignorar as regras propostas nas instruções da prova levam ao zero.
2.Fugir do tema
Outra instrução que deve ser seguida à risca é sobre o tema da prova. Se o concurso pede para os candidatos escreverem sobre cultura indígena, por exemplo, o candidato deve ser capaz de escrever sobre esse tema e ainda relacioná-lo com outros aspectos sociais — o que é chamado de conhecimento de mundo partilhado.
Não escrever sobre o tema (fuga do tema) ou escrever mais sobre aspectos secundários da temática (fuga parcial), levam a zerar a prova ou à perda de pontos.
3.Copiar texto
Na prova do Enem, o avaliador quer avaliar dois aspectos do candidato: sua capacidade de raciocínio a respeito de um tema, e como ele representa esse pensamento por meio da escrita.
Se o candidato copia algum texto motivador da prova ou de outra fonte, não está exibindo nenhuma das duas capacidades. Está apenas fraudando o concurso, o que é punido com o zero e a eliminação do Enem.
4.Uso de desenhos ou sinais
Como foi dito aqui, o exame procura analisar a escrita do candidato. O uso de desenhos e sinais não são pedidos nas instruções da prova, não ajudam na análise da escrita, e nem escrita são.
5. Não escrever texto dissertativo
A única modalidade escrita capaz de analisar um tema a partir de aspectos lógicos e relacioná-los com argumentos é o texto dissertativo. Logo, fazer uma descrição ou narração, zera a prova do Enem.
Como vimos, o que zera a redação no Enem é basicamente desrespeitar as regras da prova, como não seguir o tipo de texto pedido, não preencher o número mínimo de linhas ou tentar burlar a prova copiando informações que não são suas.
A prova quer analisar sua capacidade de raciocínio sobre um tema e sua capacidade de escrever sobre ele. Logo, pratique a escrita no modo dissertativo, mantenha-se informado sobre atualidades e arrase na nota final do Enem.
Agora que você já sabe sobre algumas práticas que fazem zerar a redação do Enem, que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam também?