O que acontece se eu perder o Fies? Você já parou para pensar nessa situação? Como o financiamento auxilia inúmeros estudantes na conclusão de uma faculdade, sendo quitado somente após a conclusão do curso, a perda poderia representar o fim de uma jornada. Mas será que é possível reverter a situação?
É o que vamos explicar ao longo deste post. Portanto, continue lendo e fique bem informado sobre o tema. Antes, vamos conhecer um pouco mais sobre o Fies.
Veja o que é o Fies
Criado pelo governo federal, o Fies é um empréstimo que auxilia pessoas de baixa renda a custear uma faculdade privada, independentemente do curso escolhido.
Existem condições diferenciadas do crédito concedido e os juros são menores em relação aos praticados pelo mercado financeiro.
Com inscrições abertas duas vezes ao ano, o Fies tem alguns critérios além da renda familiar (até três salários mínimos por pessoa), como a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Após a concessão do empréstimo, o curso será totalmente quitado, mas o aluno deverá iniciar o pagamento das parcelas após o término da faculdade.
Motivos que influenciam na perda do Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil possibilita o aditamento (extensão) do compromisso financeiro por mais tempo.
No entanto, existem prazos no processo, como a renovação semestral. Caso o aluno não se atente a esse detalhe, ele pode perder o Fies.
A situação também acontece caso o processo seja aberto e tenha algum problema constatado pelo MEC antes de ser concluído.
Notas baixas
Mesmo sendo um empréstimo, o Fies conta com exigências que vão além da concessão do financiamento. Entre elas, está o aproveitamento de, no mínimo, 75% das matérias cursadas.
Se o estudante ficar mais de dois semestres com rendimentos ruins nas disciplinas, sem uma justificativa plausível, o Fies pode ser cancelado.
Nesse caso, as mensalidades do curso escolhido voltam a ser cobradas.
Mudança de curso
Quem muda de curso mais de uma vez pode ter o Fies cancelado. Além disso, o financiamento pode ser perdido caso o estudante peça a transferência após 18 meses do início do curso.
Trancamento da matrícula ou abandono do curso
Casos de trancamento da matrícula ou abandono do curso também influenciam na perda do Fies.
São casos que necessitam da suspensão pelo sistema para não ocorrer um aumento da dívida.
Quem oferece informações incorretas ou inverídicas também corre o risco de perder o financiamento federal.
O que acontece se eu perder o Fies
Agora que você já conhece alguns motivos que podem influenciar na perda do Fies, vamos ao foco principal do post: o que acontece se eu perder o Fies?
Seria o fim do financiamento? A perda da realização do sonho da conclusão da faculdade? Saiba que não!
Caso você tenha o Fies cancelado, existe a possibilidade de se cadastrar para um segundo empréstimo, mas com uma ressalva: será preciso prestar um novo Enem.
Por isso, quanto maior for a sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio, maiores serão as chances de obter um novo financiamento.
É importante você observar as regras internas da faculdade escolhida, pois algumas não aceitam um novo Fies em razão das regras contratuais.
Além disso, você pode recorrer a meios alternativos, como bolsas de estudo das próprias instituições de ensino ou modelos diferenciados existentes no próprio financiamento do governo federal.
Assim, se você estiver se martirizando pensando o que acontece se eu perder o Fies, saiba que há soluções. Portanto, tome atitudes com sabedoria e estabeleça sempre metas para ir em busca do seu sucesso profissional.
Viu como é possível reverter uma situação de perda do Fies? Quer conhecer uma faculdade que conta com oportunidades de bolsas de estudo? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!