Novos indexadores

DIA

DE

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Novos Indexadores e Diretórios da Revista Pensar Acadêmico

Compartilhe esse post

A Revista Pensar Acadêmico foi fundada em 2009 pelos mantenedores do Centro Universitário UNIFACIG com o intuito inicial de divulgar não só trabalhos científicos desenvolvidos pelos professores da instituição como também trabalhos do público externo.

            Trata-se de uma publicação gratuita, de caráter multidisciplinar, que tem por finalidade contribuir para divulgação, acesso e utilização do conhecimento produzido nas seguintes áreas do saber: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

            As primeiras edições da revista foram impressas; a partir do segundo semestre de 2011, a revista assumiu o formato on-line, sendo seus números publicados e divulgados na site da instituição. 

            A partir do início de 2016, com a formação de um novo corpo editorial afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), a revista Pensar Acadêmico passou a utilizar o Serviço Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS), o que deu mais celeridade ao processo de editoração e, também, garantiu mais qualidade ao trabalho.

            Desde o primeiro semestre de 2016 foi instaurado, também, o sistema DOI (Digital Object Identifier) nos seus artigos junto à CrossRef; a partir daí, atribuiu-se DOI em todas as edições anteriores.

            Em 2019, a revista que até então era semestral passou a ser quadrimestral e, ainda, ampliou a sua equipe editorial para outros estados e países. Além disso, foi realizado o resgate do histórico de publicações da revista que pode ser totalmente consultado pelo site.

            Em 2020, a revista Pensar Acadêmico foi cadastrada em novos indexadores e diretórios, possuindo, atualmente, 7 cadastros ativos: Latindex, ICAP, Sumários.org, Livre, Portal de Periódicos de Minas, Diadorim e DOI Crossref. Espera-se ampliar até o próximo ano ainda mais este número, uma vez que esta adesão a novas bases e indexadores amplia a visibilidade de nossa revista e o compartilhamento de trabalhos científicos entre pesquisadores no Brasil e no mundo.

Novos indexadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *