Garantir um emprego após o término da graduação é um dos principais desafios dos universitários. Para conseguir esse feito, é importante ter a oportunidade de ganhar experiência ao estagiar em uma empresa da área. No entanto, como ser efetivado no estágio e seguir trabalhando ao concluir o curso?
Realizar um estágio exige muita dedicação, vontade de aprender e proatividade do estudante. É preciso demonstrar interesse pela função exercida e pelo crescimento da empresa, focando em ações primordiais para efetivá-lo. Afinal, o estagiário será constantemente monitorado, para que sejam observadas as suas competências e habilidades.
Neste post, você verá cinco dicas valiosas sobre como ser efetivado no estágio. Confira!
1. Gere ótimos resultados
O estágio é o período no qual o estudante tem a chance de mostrar as suas competências e o conteúdo aprendido, na prática. Por isso, tenha dedicação e se esforce ao máximo para gerir ótimos resultados para o negócio. Essa é a oportunidade de mostrar aos líderes o seu trabalho, valor e empenho para o crescimento da empresa.
2. Seja proativo
Todo estagiário tem as suas funções, mas busque fazer a diferença e se proponha a agir mais. Ajude a equipe e não fique esperando que o seu superior indique a todo instante o que você deve fazer, se as atividades exigidas já são conhecidas. No entanto, tenha cautela.
Ter iniciativa é importante para avançar dentro da empresa, mas não atropele as funções dos seus colegas e peça permissão ao chefe quando for necessário fazer algo fora das suas atividades. Lembre-se também de que ser solícito não significa tomar as responsabilidades de outras pessoas.
3. Mostre que conhece bem a empresa
Ter proatividade é importante, e demonstrar interesse pela empresa onde trabalha é fundamental. Deixe claro que você quer ser efetivado. Para isso, entenda mais sobre a missão, os valores e a cultura organizacional, e conheça os processos e planejamentos traçados para cada função e crescimento do negócio. Assim, você mostra comprometimento e atrai os gestores.
4. Envolva-se nos projetos
Estar por dentro dos projetos internos é um dos pilares para ser efetivado no estágio. Esteja disposto a ajudar sempre que for preciso, visite os setores e crie relações interpessoais com os outros estagiários e demais funcionários.
Conhecer a rotina da empresa, de modo geral, e demonstrar interesse permite ter uma visão mais ampla do negócio e buscar oportunidades de crescimento.
5. Busque feedbacks constantemente
O estágio é o momento para o universitário testar as suas competências, portanto, busque feedbacks constantes de seus gestores. Pedir detalhes sobre o seu desempenho, assim como pontos positivos e negativos, mostra que o estagiário quer se aprimorar e contribuir da melhor forma. Por isso, esteja disposto a receber críticas construtivas e a melhorar a partir delas.
Agora que você já se familiarizou com as nossas dicas de como ser efetivado no estágio, ressaltamos a importância de contar com uma especialização nesse processo. Por meio dela, você demonstra interesse por crescimento e obtém as habilidades necessárias para a área escolhida. Pensando nisso, escolha uma instituição renomada e com a estrutura adequada para oferecer uma ótima qualificação!
Gostou do nosso texto? Deixe um comentário contando a sua experiência como estagiário e quais medidas está tomando para buscar a efetivação!