Essas linhas de abordagens psicológicas é o que guiará o seu trabalho como um profissional terapeuta. Para ajudar nesse importante processo, nós resolvemos preparar um conteúdo contendo as principais características dessas áreas.
Assim, você pode se aprofundar um pouco mais nelas e escolher aquela que melhor se adapta ao seu perfil e seus anseios e objetivos profissionais. Continue lendo!
Terapia Comportamental Cognitiva (TCC)
A TCC é uma terapia que atua com a estruturação cognitiva. Assim, o seu objetivo é identificar e mudar padrões de pensamento considerados disfuncionais e que podem ser prejudiciais ao paciente. Geralmente, o profissional que adota essa abordagem trabalha com a reversão e tratamento de transtornos como a depressão e a síndrome generalizada de ansiedade.
Gestalt-terapia
A Psicologia da Gestalt tem o objetivo de compreender o paciente como um todo, trazendo como máxima o fato de que “o todo se difere da somatória de suas partes”. Desse modo, os profissionais que atuam nessa área buscam por compatibilidades entre o jeito de pensar, sentir e agir do paciente. Com isso, a Gestalt-terapia tende a aumentar a consciência do indivíduo, trazendo mais racionalidade às suas próprias ações autodestrutivas.
Psicologia Corporal (Reichiana)
A Psicologia Corporal é pouco conhecida e pode ser uma excelente forma de oferecer um diferencial no ambiente profissional. Ela tem o foco de tratar traumas e conflitos psicológicos que ficam, de certa forma, registrados no corpo. Para tanto, a linha psicológica utiliza exercícios que envolvem o relaxamento, respiração e, até mesmo, massagens. Apesar de ser uma terapia do corpo, ela tem profundo impacto sobre a mente.
Terapia Sistêmica
A Terapia Sistêmica é amplamente utilizada no trabalho com casais e famílias. Isso porque, a sua abordagem foca no sistema em que o indivíduo está inserido. Logo, o trabalho desenvolvido nessa linha trabalha muito com dinâmicas entre famílias e a influência que elas têm nas relações interpessoais.
Psicanálise
Por fim, temos a mais famosa das linhas da Psicologia. A Psicanálise foi criada por Sigmund Freud no século XIX. Ela é uma abordagem que tem como objetivo o trabalho no inconsciente e as memórias, desejos, mecanismos de defesa e outros elementos que lá habitam.
É uma das linhas mais aclamadas e, ao mesmo tempo, que gera mais polêmica entre profissionais da Psicologia. Por fim, também é interessante salientar que essas linhas da Psicologia podem ser selecionadas ainda durante o período de duração da graduação do aluno.
Ao longo da sua jornada, é importante identificar possíveis áreas de interesse dentro da Psicologia e começar a focar o desenvolvimento dela antes de finalizar a faculdade. Obviamente, não esquecendo das demais disciplinas necessárias à conclusão do curso.
Entender as principais linhas da Psicologia proporcionará um leque de opções para atuar quando chegar o momento de entrar no mercado de trabalho. Portanto, não perca tempo e comece a buscar uma área de interesse quanto antes e foque nela a maior parte do seu tempo.
Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter para se manter sempre bem informado sobre as novas postagens que fizermos a partir de agora.