Na noite do dia 31 de outubro, o curso de Direito do Centro Universitário UNIFACIG realizou, através da turma 8B e da Professora Ana Rosa Campos, uma simulação de julgamento no Tribunal do Júri. A atividade foi realizada no Coffee Valley, o caso analisado foi baseado em fatos reais, um homicídio consumado dentro da relação conjugal e cometido diante da condição de sexo feminino da vítima, ou seja, um feminicídio.
Todos os trâmites processuais foram reconstruídos. O inquérito, a audiência, o julgamento. Os alunos se dividiram por funções, posicionaram-se, utilizaram vestimentas de forma idêntica a uma sessão de julgamento da Vara do Tribunal do Júri. Os advogados, pela defesa, fizeram uma atuação aguerrida, combativa e inteligente. O Ministério Público, na acusação, foi enfático e sabiamente reforçou os pontos nodais do caso. Venceu a tese dos alunos que representavam o Ministério Público, condenando o réu pelo feminicídio.
A Professora Ana Rosa Campos, que ministra a disciplina de Processo Penal e Prática Processual Penal comentou a atividade: “uma das estratégias do UNIFACIG| é apostar em trazer os alunos para a prática penal. Hoje vivenciamos um aprendizado importante, em que os alunos puderam simular o Tribunal do Júri de maneira mais dinâmica”.
O próximo Júri Simulado será o da turma 8A, dia 07 de novembro, das 19:00 às 22:00, quem sairá vencedor deste debate?