A Profª. Me. Camila Braga desenvolveu uma atividade com a turma do 5° período, utilizando a metodologia do jogo “quem sou eu?”, neste caso, porém, o objetivo era acertar qual o recurso, ação ou incidente do direito processual civil.
Na dinâmica, a turma é dividida em grupos e cada grupo, representado por um aluno, sorteia uma ficha com a indicação de um recurso, ação ou incidente processual, que é colocada no equipamento que fica na cabeça do aluno, ficando evidente apenas para os grupos.
Sentados de costas para suas equipes, cada aluno pode formular, para sua equipe um determinado número de perguntas, valendo-se dos conhecimentos da disciplina de processo civil e de análise estratégica quanto às características dos objetos a serem descobertos. As respostas dos grupos ficam limitadas a Sim ou Não.
A metodologia contribui para o ensino mais atrativo, dinâmico e interativo, no qual o aluno participa ativamente da produção do conhecimento por meio dos jogos.
É bom demais algo assim na sala de aula pois tira um pouco da pressão em certas matérias…