Se você vai prestar o Enem, precisa ter em mente que a prova cobra algumas questões — por volta de 5 — sobre língua estrangeira. Elas estão presentes no caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, que aparece no primeiro dia de prova.
O candidato pode escolher qual idioma ele gostaria que aparecesse em sua prova. E então, o que é melhor? Jogar-se em Inglês ou Espanhol no Enem?
Essa é uma resposta bem individual, mas vamos ajudá-lo a respondê-la! Continue a leitura e confira algumas dicas para não errar em sua decisão!
Como funcionam as questões de língua estrangeira no Enem?
De modo geral, as questões de língua estrangeira no Enem são muito interpretativas. Na grande maioria dos casos, é apresentado um texto no idioma escolhido — notícias de jornal, músicas, trechos de livros e charges —, seguido de uma pergunta sobre algum detalhe mencionado no excerto.
Vale lembrar que as perguntas são feitas em português. Por isso, você não precisa preocupar-se em ter fluência na língua escolhida, mas, sim, em conseguir identificar pontos-chave no texto e interpretá-lo.
Há alguma diferença entre os conteúdos de Inglês e Espanhol no Enem?
Não. Em ambos os casos, as perguntas são bem interpretativas, raramente exigindo algum conhecimento gramatical do candidato.
Como fazer a melhor escolha?
Confira, agora, algumas dicas para escolher com sabedoria a língua que vai estudar e utilizar no Enem!
Nível de conhecimento
A primeira dica é escolher com base em seu nível de conhecimento. Qual das duas línguas é mais conhecida por você? Esse é um bom ponto para começar.
Proximidade com a língua
Outro destaque está na proximidade com o idioma. Se você é uma pessoa que costuma ter maior contato com uma ou outra em seu dia a dia, essa é uma ótima coisa a se considerar!
Como me preparar para essas questões?
Agora, vamos conferir algumas dicas para que você se prepare adequadamente para essas questões. Elas são:
- faça muitos exercícios de provas antigas, familiarizando-se com o jeito das questões;
- trabalhe o seu vocabulário (assistindo a filmes com ou sem legenda, ouvindo música, lendo textos, mudando a língua do seu celular etc);
- converse com pessoas nesse idioma;
- tente pensar na língua escolhida;
- seja curioso e pesquise o significado de palavras que não conhece etc.
Outra dica muito importante é o estudo do idioma. Mas não se preocupe: você não precisa adquirir fluência. O importante é saber interpretar textos e reconhecer palavras importantes.
Nesse contexto, uma dica bem legal são os aplicativos. O Duolingo é um ótimo exemplo! Completamente gratuito — ainda que conte com propagandas e anúncios —, ele ajuda na construção de um bom vocabulário em pouquíssimo tempo por dia. É uma estratégia interessante para ajudá-lo em suas provas.
E aí, qual vai ser: Inglês ou Espanhol no Enem? Agora que você já conhece essas informações, fica mais fácil decidir! Seja lá qual for a sua escolha, não deixe de se preparar, resolvendo questões antigas e ampliando o seu vocabulário.
E então, já decidiu? Conta para a gente, nos comentários a seguir, qual foi a sua escolha!