DIA

DE

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

O que é, qual a importância e como funciona uma incubadora de empresas?

Compartilhe esse post

O Brasil conta, atualmente, com mais de 300 tipos de incubadora de empresas, em uma articulação de parques tecnológicos, instituições de ensino superior, órgãos públicos e outras entidades, de acordo com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Mas você sabe o que é e como funciona esse tipo de cooperação empresarial?

Pensando nisso, este texto apresenta o conceito de incubadora de empresas e mostra quais são as vantagens que o estudante tem ao integrar um projeto de incubação na faculdade. Por fim, o artigo destaca as principais incubadoras do país, como o Inova, o Padetec, a Incubadora do Inmetro, o Cietec e o Instituto Gênesis. Continue a leitura!

O que é uma incubadora de empresas?

Incubadora de empresas é o termo que se usa para definir uma proposta ou um projeto que tem como objetivo estimular a criação de micro ou pequenas empresas. Dessa forma, o novo negócio recebe o apoio de instituições de ensino superior e empreendedores com ideias inovadoras, os quais se comprometem a auxiliar as etapas iniciais de operação da incubadora.

É importante entender, porém, que a incubadora se distingue de uma empresa júnior, uma vez que a primeira tem fins lucrativos e a segunda não coloca a monetização e a estratégia financeira como prioridade.

Como funciona uma incubadora de empresas?

Você deve estar se perguntando, agora, como funciona uma incubadora de empresas, certo? De forma geral, esse modelo de parceria foca em pequenas e microempresas (principalmente aquelas ligadas à iniciativa de estudantes universitários) que têm potencial competitivo para o mercado.

A partir do momento em que se estabelece o projeto de cooperação, a incubadora oferece desde suporte técnico até estratégias administrativas e econômicas às novas empresas, unindo a experiência de instituições privadas e públicas já consolidadas com o poder de inovação e criatividade de jovens com perfil empreendedor.

Quais são as vantagens desse serviço oferecido na faculdade?

Incubadoras universitárias aproveitam o desempenho dos estudantes para investir em projetos competitivos e de empreendedorismo no país, principalmente na área da tecnologia. Assim, essa é uma oportunidade para aprender a gerir um negócio e se aproximar do mercado de trabalho, sem deixar de apostar na produção científica, que ajuda a consolidar a pequena e a microempresa.

Quais são as principais incubadoras brasileiras?

É verdade que o Brasil tem potencial para mais projetos de incubadora de empresas. Mas o país tem uma história abrangente sobre projetos que deram certo no ambiente acadêmico e despontaram no mercado tecnológico. É o caso do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e da Inova, duas iniciativas de sucesso ligadas a grandes universidades no Sudeste.

Além desses dois exemplos, a Incubadora de Projetos Tecnológicos e Empresas do Inmetro, o Instituto Gênesis e o Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec) promovem uma rede de projetos de incubação, voltados à cooperação de jovens empreendedores que estão matriculados em cursos de ensino superior, com o terceiro setor e grandes indústrias.

Neste conteúdo, você aprendeu sobre o modelo de incubadora de empresas, que oferece uma grande possibilidade para estudantes empreenderem ao longo da formação acadêmica, aproximando-se do mercado de trabalho e conciliando as pesquisas científicas com os projetos de inovação.

Esta dica é para quem quer mudar o futuro profissional: entre em contato com a UNIFACIG, referência na região de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, e saiba quais são os projetos de incubadora de empresas no nosso centro universitário. Envie uma mensagem pelo aplicativo do WhatsApp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *