No dia 27 de agosto do ano de 1962, o então presidente da República, João Goulart, sancionou a Lei 4.119 que tornava a Psicologia, de direito, uma profissão no Brasil. A regulamentação da profissão de psicólogo (a) em lei não era comum à época. A Psicologia surgiu como uma disciplina científica pelo estabelecimento do primeiro laboratório e Instituto de Psicologia em 1879, em Leipzig, na Alemanha, pelo então psicológo Wilhelm Wundt (1832-1920). Foi lá que os primeiros psicólogos profissionais adquiriram as competências de trabalho experimental para então estudar a mente e o comportamento humano.
Hoje, 27 de Agosto de 2019, completamos 57 anos da profissão no Brasil. Profissão essa que vem até os dias de hoje quebrando barreiras mediante a tantos conceitos pré-estabelecidos pelo senso comum de que se trata de uma “profissão para cuidar de doidos” ou até mesmo que nos limitamos a estudar o cérebro e nada mais. Nós profissionais da área, lutamos para desmistificar pré-conceitos atribuídos a nossa profissão, trabalhando com ética, responsabilidade, atrelada a nossa principal função que é estudar, observar, orientar, cuidar e promover a saúde dos indivíduos de forma geral.
Márcia Rodrigues Pereira
“SER PSICÓLOGO É UMA IMENSA RESPONSABILIDADE. NÃO APENAS ISSO É TAMBÉM UMA NOTÁVEL DÁDIVA. DESENVOLVEMOS O DOM DE USAR A PALAVRA, O OLHAR, AS NOSSAS EXPRESSÕES, E ATÉ MESMO O SILÊNCIO. O DOM DE TIRAR LÁ DE DENTRO O MELHOR QUE TEMOS PARA CUIDAR, FORTALECER, COMPREENDER E ALIVIA O SOFRIMENTO.
SER PSICÓLOGO É UM OFÍCIO TREMENDAMENTE SÉRIO. MAS NÃO APENAS ISSO É TAMBÉM UM GRANDE PRIVILÉGIO. “POIS NÃO HÁ NADA MAIOR E MAIS SUBLIME QUE TOCAR NO QUE HÁ DE MAIS PRECIOSO E SAGRADO EM UM SER HUMANO: SEUS SEGREDOS, SEUS MEDOS, SUAS ALEGRIAS, PRAZERES E INQUIETAÇÕES.”
(WALMIR MONTEIRO)
O evento contou ainda com a participação do Coordenador do Curso de Psicologia do UNIFACIG Professor e Mestre Márcio Rocha Damasceno e dos professores Andréa Alves de Oliveira, Caroline Lacerda Alves de Oliveira, Étore Gomes Mazini, Márcia Rodrigues Pereira, Patrícia Francisca Oliveira Vaz e Riudo de Paiva Ferreira. Além dos Palestrantes convidados do Simpósio:
Gestalt-terapia: O Ser humano em relação, o aqui e agora, a auto regulação. Uma teoria de processos.
Patrícia Leite Tavares, ela que é Psicóloga, Especialista em Gestalt-terapia, Psicossomática, Supervisora em Saúde Mental e Dependência Química pela ESP- Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.
Relação promotora de saúde: reflexões sobre acolhimento e escuta.
David Romeros, que é Psicólogo clínico e mestre em psicologia pela UFSJ. Professor, palestrante e facilitador de grupos. Coordenador do NEPFEH – Núcleo em Estudos em Psicologias Existenciais e Humanistas do Vale do Aço/MG e da Pós em Psicologia Clínica Existencial e Humanista oferecida pelo NEPSI – Núcleo de Estudos em Psicologia – Ipatinga-MG
28/08/19
Aspectos éticos na Psicologia na contemporaneidade.
Délcio Fernando Guimarães Pereira, que é Graduado em Psicologia pelo Instituto Cultural Newton Paiva, Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior e em Psicologia Clínica em Saúde Mental. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidad de La Habana. Atualmente conselheiro Diretor Secretário, membro do XV plenário do Conselho Regional de Psicologia 04/MG, ex-Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização e da Comissão de Ética, Coordenador da Comissão de Avaliação Psicológica, membro da Comissão de Formação Profissional e Presidente da Comissão de Licitação., Já atuou como docente durante 25 anos, Coordenou curso de Psicologia e atuou ainda como coordenador de Clínica Serviço escola, atualmente Coordenador da ABEP-MG.
As Alunas do 6º Período de Psicologia:
Iara Duarte Moreira, com a Apresentação: A violência por parceiro íntimo: a silenciosa violência psicológica.
Lais da Silva Huebra, com a Apresentação: Habilidades Sociais e Saúde Mental de Universitários da Facig, nos Cursos da Área de Saúde.
E para finalizar a noite, a apresentação cultural apresentada pelos alunos do 2º e 4º períodos Psicologia.
Texto: Márcio Rocha