No último dia 29 de setembro, o Curso de Medicina do Centro Universitário UNIFACIG promoveu a II Jornada de Pediatria, um evento que trouxe uma série de palestras, workshops e mesas-redondas sobre temas essenciais da pediatria, especialmente voltados para as situações mais comuns na Estratégia Saúde da Família (ESF) e no pronto-atendimento. A jornada se destacou como uma oportunidade para que alunos da instituição e outros profissionais da saúde ampliassem seus conhecimentos e trocassem experiências sobre o atendimento pediátrico.
A programação contou com a participação de especialistas que compartilharam suas práticas e abordagens em diversas áreas da pediatria,, como:
- Dra. Gladma Rejane Ramos Araújo da Silveira – Pediatra e intensivista infantil, coordenadora da UTI Neonatal do HCL, Manhuaçu-MG.
- Dra. Mariana Silotti – Pediatra e neonatologista, com pós-graduação em terapia intensiva e neurologia infantil, também coordenadora da UTI Neonatal do HCL, Manhuaçu-MG.
- Dr. Fabiano Tebas – Pediatra especializado em nutrição infantil pela Universidade de Boston, criador do projeto online “A vida do bebê da gestação aos 2 anos”.
- Dra. Larissa Alvim – Residente de terceiro ano em Pediatria no Hospital César Leite e pós-graduanda em gastroenterologia pediátrica pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
- Dr. Alex Nagem – Neurocirurgião do Hospital César Leite, atuante em neurocirurgia oncológica e vascular.
- Dra. Débora Nagem – Pediatra com formação em fisioterapia e medicina, plantonista em emergência pediátrica e UTI Neonatal no HCL.
- Dr. Robson da Silveira – Cirurgião geral e urologista, coordenador da residência médica em cirurgia geral do HCL, Manhuaçu-MG.
- Dr. Cristiano Otoni – Pediatra e especialista em neonatologia, coordenador da UTI Neonatal e preceptor da Residência Médica em Pediatria credenciada pelo MEC no HCL.
Com esse corpo de profissionais, a II Jornada de Pediatria do UNIFACIG se consolidou como um evento essencial para quem deseja se aprofundar nos desafios e nas boas práticas da pediatria atual. A troca de conhecimento proporcionada fortaleceu o aprendizado acadêmico e prático dos alunos, que puderam experimentar um pouco mais da rotina e da complexidade envolvida no cuidado infantil.










