DIA

DE

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Como desenvolver o hábito de estudar? Descubra aqui!

Compartilhe esse post

Estudar é algo fundamental para a nossa vida. Seja para ir bem na escola, seja para ser aprovado no vestibular, seja para arrasar na faculdade ou se atualizar durante a prática da profissão, uma coisa é certa: os estudos nunca acabam.

Por isso, nada melhor do que desenvolver o hábito de estudar. Com esse cuidado, é muito provável que tenhamos um desempenho favorável nessa área da vida, sem contar que os estudos se tornam um prazer, e não uma obrigação.

Sendo assim, confira algumas dicas que podem ajudar bastante na hora de desenvolver esse hábito. Esperamos que elas sejam de grande ajuda para você!

O que é um hábito?

De acordo com o dicionário, “hábito” é um termo relacionado com a maneira permanente de se comportar. Ou seja: está associado aos costumes que temos em nosso dia a dia, sejam eles benéficos ou prejudiciais para o nosso bem-estar.

Qual é a importância de desenvolver o hábito de estudar?

Estudar, para muitas pessoas, é algo visto como uma obrigação. Então, pode tornar-se uma atividade difícil, desafiadora e maçante.

No entanto, é claro que isso prejudica o nosso desempenho. Por isso, o melhor é transformar os estudos em um hábito, para que o cérebro não fique buscando coisas “melhores” para fazer com o tempo, em uma atitude conhecida como procrastinação.

Como desenvolver esse hábito?

Confira, agora, algumas dicas para começar a gostar de estudar e fazer disso parte da sua rotina!

Tenha um objetivo

O primeiro passo para manter o hábito de estudos é, sem dúvidas, ter um objetivo. Qual é o seu sonho? Por que você quer estudar? Se preciso, coloque figuras em lugares que serão vistos frequentemente — como a tela de bloqueio do seu smartphone — para que se sinta inspirado com mais frequência.

Defina horários

Hábitos são coisas que dependem de horários. Então, aproveite para definir um horário para estudar e, assim, fazer com que isso se torne algo cada vez mais automático. Se a sua rotina foi mais complexa, faça o melhor que puder para encontrar horários fixos, ainda que eles mudem a cada dia da semana.

Estabeleça metas alcançáveis

Nada é mais eficiente quando o assunto é “matar um hábito” do que a frustração. Por isso, tenha metas que possam ser alcançadas e que, assim, façam com que você se sinta mais feliz por tê-las conquistado.

Crie um cronograma

Outra dica importante envolve a organização de um bom cronograma de estudos, que precisa estar associado à sua rotina. Com isso, fica mais fácil saber o que estudar a cada dia, além de ser uma ótima estratégia para minar a procrastinação.

Valorize o seu descanso e lazer

Por fim, não se esqueça de que você não é uma máquina. Descansar, relaxar e divertir-se também são muito importantes para o sucesso da elaboração de novos hábitos. Não se sobrecarregue e respeite sempre os próprios limites!

Gostou de conhecer essas dicas para desenvolver o hábito de estudar? Agora, não deixe de colocá-las em prática. E não esqueça: vá gradualmente, respeitando o seu tempo. Assim, tudo será bem mais definitivo.

Para continuar recebendo dicas como essas, inscreva-se na newsletter da UNIFACIG! Assim, você fica por dentro das novidades e não perde nem sequer uma postagem importante. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *