Os cursos de pedagogia são alguns dos mais procurados nas instituições de ensino superior. Tanto a história, a importância quanto as possibilidades que a carreira proporciona tornam o curso de pedagogia tão popular entre os vestibulandos.
Se você gosta de crianças e pensa em atuar na área da educação, provavelmente já deve ter cogitado a ideia de se tornar um pedagogo. No entanto, nós sabemos que escolher uma profissão não é uma decisão fácil. Muitas dúvidas e incertezas podem surgir nesse momento, e é justamente por isso que decidimos trazer as principais questões a respeito da graduação em pedagogia. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o curso!
1. O que é pedagogia?
Trata-se da área do conhecimento que analisa todo o processo de ensino e de aprendizagem, além de criar técnicas e metodologias, facilitar o aprendizado, torná-lo inclusivo e condizente com as mudanças que ocorrem no mundo.
Muitas pessoas pensam erroneamente que o pedagogo nada mais é do que um professor, ou que um professor também pode ser considerado um pedagogo. A verdade é que essas são duas carreiras distintas, embora atuem na mesma área.
O pedagogo é especialista em todos os processos envolvendo a educação, enquanto o professor domina apenas a arte de ensinar um conteúdo específico da sua graduação. O pedagogo também pode atuar em outros ambientes além da escola, como em hospitais e empresas.
2. Quais são as matérias estudadas na graduação em pedagogia?
Assim como todo curso de graduação, a grade curricular pode variar de acordo com cada instituição de ensino, mas é claro que existem os eixos formativos principais. Entre as disciplinas presentes na maioria das graduações em pedagogia, podemos citar:
- fundamentos da educação;
- literatura infantil;
- gestão escolar;
- modalidades educacionais;
- estrutura e organização do sistema educacional;
- educação inclusiva;
- fundamentos da psicologia.
A grade curricular, como você pode notar, é bastante diversificada. As disciplinas são, em sua maioria, teóricas e vão ficando mais específicas conforme o curso se aprofunda.
3. Qual é o perfil do estudante de pedagogia?
Muitas pessoas acham que para ser um bom pedagogo basta gostar de crianças e ter paciência para ensinar, mas não é bem assim. Veja quais são as competências esperadas de um estudante de pedagogia:
- ser flexível e estar disposto a aceitar diferentes pontos de vista;
- gostar de estudar, pois o pedagogo precisa se manter sempre atualizado sobre as novas práticas de ensino;
- ter a mente aberta e respeitar as individualidades;
- gostar de trabalhar com pessoas e em grupos;
- ter uma boa comunicação e saber expressar suas ideias de maneira simplificada.
4. Quais são as principais áreas de atuação de um pedagogo?
As principais áreas de atuação para o profissional graduado em pedagogia obviamente estão dentro do âmbito escolar. O pedagogo pode desempenhar funções em instituições de ensino privadas, municipais, estaduais e federais, onde poderá exercer os cargos de professor, coordenador, supervisor, diretor, analista educacional, entre outros.
O pedagogo também pode trabalhar em editoras ou em órgãos que produzem materiais didáticos para ensino presencial ou a distância. Além disso, como já dissemos no início do texto, o pedagogo também pode atuar em hospitais, asilos, movimentos sociais e clubes. Resumidamente, o pedagogo pode estar presente em todo lugar onde haja a necessidade de técnicas de ensino e aprendizagem.
A graduação em pedagogia jamais perderá o seu prestígio. Se você ainda tem dúvidas a respeito do salário e reconhecimento profissional, converse com diferentes profissionais da área e tire as suas próprias conclusões. Lembre-se de que, no final, o sucesso da sua carreira depende exclusivamente de você.
Ficou ainda mais apaixonado pelo curso de pedagogia após tirar as suas dúvidas? Então saiba mais sobre o nosso curso de graduação em pedagogia e dê o primeiro passo em direção à sua vida profissional!