Nunca houve uma geração tão preocupada com a sua saúde e aparência física quanto a atual. Não é à toa que a procura por academias para a prática de atividades físicas aumentou exponencialmente nos últimos anos.
Se você ama praticar atividades físicas, gosta de estudar o corpo humano e está procurando uma carreira promissora para seguir, saiba que a graduação em educação física pode ser uma das melhores opções para você.
É totalmente normal ter dúvidas e incertezas a respeito da graduação escolhida antes de ingressar na faculdade, por isso trouxemos neste artigo as principais questões a respeito da graduação em educação física. Quer saber mais? Acompanhe a leitura e confira 3 pontos importantes sobre o curso!
1. O que faz um profissional de educação física?
Ao contrário do que muitos acreditam, orientar a prática de atividades físicas não é a única função do educador físico. O profissional de educação física é responsável por instruir e monitorar qualquer atividade que coloca o corpo em movimento, seja para a prática de esporte, atividades físicas, tratamento ou reabilitação.
Também é papel do educador físico promover o bem-estar de seus alunos e prevenir doenças que podem ser causadas pelo sedentarismo, como: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, colesterol alto e obesidade.
Por último, mas não menos importante, além de incentivar a prática de atividades físicas, o educador físico também garante que elas serão executadas com segurança e adequada dentro dos limites de cada pessoa.
2. Como é o curso de graduação em educação física?
Em primeiro lugar, devemos ressaltar que para trabalhar como profissional de educação física é preciso fazer a graduação. Muitas pessoas acham que só porque fizeram academia durante anos estão aptas a orientar as atividades físicas de terceiros, mas não é bem assim.
O estudante tem a oportunidade de escolher pela licenciatura ou bacharelado e para os que optarem por licenciatura também deve cumprir uma carga horária referente a docência, além do período de 4 anos de graduação.
Outra diferença entre a licenciatura e o bacharelado é que a grade curricular da licenciatura em educação física terá mais disciplinas relacionadas à didática, processos pedagógicos e métodos de avaliação, já o bacharelado foca no atendimento de pessoas.
3. Quais são as áreas de atuação para o profissional da área?
É verdade que muitos educadores físicos se limitam a trabalhar em academias, no entanto, essa não é a única área de atuação possível para esse profissional.
O educador físico com graduação em licenciatura também pode ser professor nas escolas de ensino fundamental e ensino médio. Para dar aulas em instituições de ensino superior, é necessário fazer especialização.
Outra opção para quem faz graduação em educação física é trabalhar com pesquisas. Essa é uma boa opção para quem se interessa pela área, mas sonha em seguir carreira acadêmica. Por fim, também há a possibilidade de atuar na reabilitação de pessoas lesionadas ou doentes.
Se você tem dúvidas a respeito do reconhecimento no mercado de trabalho ou sobre salários, recomendamos que você converse com educadores físicos que atuem em áreas diferentes. Essa é a melhor maneira de descobrir o máximo de informação possível sobre uma profissão.
Gostou deste artigo? Ficou ainda mais interessado em começar seus estudos? Então acesse a nossa página sobre o curso de graduação em educação física e conheça os diferenciais da UNIFACIG.