Se você sonha em trabalhar em alguma instituição que tenha ligação com os governos municipal, estadual ou federal, a gestão pública curso EaD é a escolha certa. Na Unifacig, a formação é de ensino superior na modalidade tecnólogo, com dois anos de duração.
De olho em seu esclarecimento sobre essa faculdade, com foco em algumas dúvidas bem comuns entre os vestibulandos, vamos deixá-las bem claras para você. Confira!
1. Gestão pública é para quem quer ser político?
Muita gente acha que gestão pública curso EaD é para quem quer ser vereador, deputado ou que exerça funções comissionadas. Pois saiba que esse pensamento é equivocado.
O curso é voltado para pessoas que queiram ser gestoras públicas, ou seja, para atuarem nos diferentes setores das instituições públicas, como secretaria de planejamento, fazenda, no desenvolvimento de políticas de interesse coletivo, enfim, a função é técnica e não política.
Além disso, o gestor público tem atuação direta em segmentos que auxiliam na qualidade de vida da população, como educação, moradia, saúde etc.
Afinal, suas atividades vão ser úteis no melhor aproveitamento dos recursos, sempre em prol da população. Até porque o poder público pode ser analisado como uma empresa prestadora de serviços aos cidadãos.
2. Que disciplinas se estuda em gestão pública?
A formação em gestão pública curso EaD da Unifacig é bem ampla e contempla disciplinas filosóficas, sociológicas, administrativas e de sustentabilidade. Conheça algumas delas:
- Filosofia e ética;
- Fundamentos da Administração;
- Economia e Mercado;
- Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
- Práticas em Gestão;
- Administração Financeira e Orçamento Público;
- Direito Tributário, Trabalhista e Licitações;
- Planejamento Estratégico;
- Contabilidade de Custos.
3. Gestor público precisa ser ‘expert‘ em matemática?
Muita gente acha que para fazer gestão pública curso EaD é necessário ser um expert em matemática, mas isso não é verdade.
Como você observou acima, há inúmeras disciplinas que focam em uma formação holística, ou seja, abrangente, de olho na elaboração de planejamentos estratégicos que contemplem ações em prol da otimização do tempo, redução dos custos e aumento da produtividade.
No entanto, é preciso gostar de números, pois várias matérias envolvem contabilidade, auditoria, sustentabilidade, sistemas de controles, mas trata-se também de um curso com viés humano e filosófico. Afinal, as políticas públicas são focadas na coletividade.
4. Curso EaD é aceito no mercado de trabalho?
Antes da popularização dos cursos superiores no sistema educação a distância (EaD), havia rumores no mercado de que eles não eram válidos. Tratavam-se de boatos.
Os cursos EaD são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm credibilidade entre as empresas, inclusive foram muito úteis ao longo dos anos de pandemia.
Portanto, quem faz gestão pública EaD na Unifacig se forma com todos os conhecimentos teóricos e práticos para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.
5. Quem faz gestão pública só trabalha com políticos?
Essa é outra informação falsa, pois existem muitos gestores públicos atuando em ONGs ou empresas do terceiro setor, principalmente as que estão focadas na agenda ESG (sustentabilidade, social e governança).
Aliás, esse é um mercado em expansão e que conta com um futuro promissor. Portanto, fazer essa faculdade é um excelente passo rumo ao sucesso na carreira.
Assim, gestão pública curso EaD é uma ótima escolha para quem quer unir os conhecimentos de direito, humanas, administração, contabilidade, entre tantos outros em sintonia com a evolução das cidades.
Ficou motivado para fazer gestão pública? Então saiba mais sobre os detalhes do curso superior de Gestão Pública EaD oferecido pela Unifacig!