O Curso de Gestão Ambiental da UNIFACIG prioriza atividades práticas e uso de metodologias participativas nas aulas de EAD a fim de tornar as aulas mais dinâmicas, incentivando a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.
No último dia 12/04/2022 durante a aula da disciplina de Gestão de Resíduos Sólidos os alunos e a Docente Daniella Eloi aplicaram a metodologia de Estudo Dirigido.
O estudo dirigido é uma forma dinâmica de leitura por meio da qual é possível fazer um estudo por etapas de conteúdos mais extensos, de forma organizada, a partir de um roteiro preposto.
Assim, a partir do direcionamento da docente, os alunos foram instados a fazer a leitura de trechos específicos do artigo científico: “A coleta seletiva em Belo Horizonte: A importância do engajamento popular” PIMENTA, M. F. C. et al, Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental, v. 11, mar, 2022.
Após, cada aluno apresentou criticamente sua parte, expondo reflexões pessoais sobre o trecho. O resultado foi muito positivo, o que pôde ser percebido pelo feedback feito pelos discentes.
Os aspectos pedagógicos observados com a atividade foram o acesso coletivo ao conteúdo integral do estudo, o desenvolvimento da criticidade pelos alunos acerca do tema abordado, além do próprio estímulo à oralidade – importante em qualquer profissão – o que foi inclusive destacado pelos alunos como uma satisfação, uma vez que muitos relatam ter receio de falar em público.

