Diante de tantas distrações, tantas informações e tantas fontes, focar nos estudos e melhorar o rendimento parece algo impossível, certo? No entanto, precisamos repensar essa afirmação e a nossa rotina de estudos. Talvez seja preciso apenas uma reconfiguração na forma como vemos a aquisição de conhecimento, uma readaptação do nosso ambiente e seguir algumas regras que podem nos auxiliar.
Se você deseja ingressar no ensino superior e iniciar os aprendizados para ser um profissional de sucesso, focar nos estudos desde agora pode te deixar um passo a frente de muitas pessoas. Então, se esse é o seu interesse, veja aqui dicas fundamentais para focar nos estudos e melhorar seu rendimento. Boa leitura!
Faça um plano de estudos
Você sabe o que é um plano de estudos? É uma forma de organizar o que você precisa estudar e selecionar quais disciplinas e conteúdos são mais urgentes. Não adianta sentar-se na cadeira de estudos e não saber por onde começar. Sendo assim, faça um levantamento:
- em quais matérias você tem mais dificuldade?
- qual conteúdo você perdeu durante o ano?
- quais são as habilidades que você ainda precisa desenvolver em algumas matérias?
- quanto tempo do seu dia você dedica para atualidades?
Com essas respostas, você iniciará o seu plano de estudos e definirá quais conteúdos precisam de mais tempo de dedicação, claro, sem deixar as disciplinas nas quais você já se sente seguro de lado. Tudo o que aprendemos é importante e, para um vestibular ou ENEM, toda revisão é válida.
Organize um cronograma
Após definir suas prioridades por meio do plano de estudos, é importante traçar um cronograma. Assim, você conseguirá ter um trabalho orientado e as chances de procrastinar serão muito menores. Por exemplo, você pode selecionar uma hora e meia para cada disciplina:
- 30 minutos de compreensão: ler a matéria, assistir videoaulas, assistir documentário;
- 30 minutos produzindo um resumo: fazer um esquema, produzir um mapa mental, fichar a matéria;
- 30 minutos de exercícios: atividades práticas, quiz, desafios, entre outras formas de treinar.
Uma dica para não deixar esse tempo tão massivo é que entre cada 30 minutos você tire 5 minutos de pausa e a cada 1 hora e meia você tire entre 15 e 30 minutos de descanso.
Organize o ambiente
Ter um ambiente adequado para os estudos é fundamental. Imagine estudar em um local onde a todo momento tem um familiar puxando uma conversa ou querendo atenção? Não tem como, certo?
Sendo assim, organize o seu ambiente para estudos. Reserve um local que seja o mais tranquilo possível, converse com as pessoas próximas sobre os seus objetivos, peça compreensão e auxílio. Leve consigo água, fruta ou qualquer alimento que seja suficiente para que, ao se sentir muito cansado, você possa recarregar as energias.
Crie um ritual antes de começar os estudos
Antes de iniciar os estudos, adote um ritual que seja importante para você. Alguns jovens fazem um alongamento, outros uma meditação guiada, há também a possibilidade de ler um texto inspirador. Esse momento será para você acalmar a sua mente e iniciar os trabalhos com foco e tranquilidade.
Tenha um momento para cuidar de si
Após ter um plano de estudos, um cronograma, um ambiente de estudos e um ritual, é importante também ter um momento para cuidar de si. Por isso, não deixe de praticar um esporte, dormir bem, se alimentar e, quando possível, encontrar com os amigos. Isso tudo será fundamental para você manter o ritmo e ter a sua saúde mental em dia.
Essas dicas são extremamente importantes para você que deseja melhorar o seu rendimento. No entanto, caso ainda se sinta inseguro quanto aos estudos e à pressão do momento, também é possível pedir a um profissional que o auxilie, afinal existem especialistas que são focados em amparar jovens nessa fase tão complexa.
Notou como focar nos estudos pode não ser algo tão impossível como imaginamos? Basta seguir essas dicas para conseguir alavancar seus planos e finalmente alcançar seus objetivos!
Ficou alguma dúvida? Quer compartilhar alguma experiência conosco e com nossos leitores? Então deixe o seu comentário!