DIA

DE

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Como funciona o FIES para o curso de Engenharia de Produção?

Compartilhe esse post

Pagar a mensalidade da faculdade e, simultaneamente, arcar com os custos que a graduação traz, como material didático, transporte e, muitas vezes, até aluguel de uma residência mais próxima da instituição de ensino pesa significantemente no bolso.

A boa notícia é que o Governo Federal oferece, desde 1999, em parceria com o MEC, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, conhecido como FIES. O programa de crédito educativo é oferecido para estudantes que ingressam em universidades privadas, financiando as mensalidades a juros zero ou muito mais baixos do que os do mercado.

Mesmo sendo ofertado há mais de 20 anos, muitas pessoas ainda apresentam dúvidas sobre o programa, como quem pode participar e como fazer a inscrição. Se você tem interesse em contratar o FIES para Engenharia de Produção, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Como funciona o FIES?

O programa cobre os valores das mensalidades em 50%, 75% ou 100%, dependendo da renda familiar mensal e do comprometimento da mesma com os encargos educacionais. O percentual é cedido a partir do momento em que o financiamento é aprovado e é válido até o fim da graduação.

O estudante começa a pagar o empréstimo assim que se forma, caso esteja empregado. Se o graduado ainda não estiver trabalhando, é cobrado um valor mínimo até que ingresse em um emprego. As parcelas pagas mensalmente variam de acordo com o salário do profissional e são descontadas automaticamente da sua renda. O prazo para quitar a dívida é 14 anos.

Quem pode participar do FIES para Engenharia de Produção?

Para participar do processo seletivo do FIES, o futuro estudante deve atender alguns critérios. Confira quais são eles:

  • estar matriculado em um curso superior de graduação presencial com conceito igual a 3 ou maior no Sinaes e pertencer a uma instituição participante do FIES;
  • possuir renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos;
  • ter renda suficiente para cobrir pelo menos 20% dos encargos educacionais;
  • nunca ter sido beneficiado pelo FIES;
  • ter participado do ENEM e obtido pelo menos 450 pontos nas provas e nota maior do que zero na redação.

Segundo o Ministério da Educação, também existem algumas opções que impedem a participação no FIES:

  • matrícula acadêmica trancada no momento da inscrição;
  • inadimplência junto ao Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • renda familiar mensal inferior ao valor da mensalidade do curso. 

Como fazer a inscrição para participar do FIES?

O primeiro passo é aguardar a abertura do período de inscrição, que acontece duas vezes ao ano, a cada semestre, e se inscrever no portal oficial do FIES utilizando seu CPF e sua data de nascimento. Com essas informações o sistema consegue verificar sua participação no ENEM e se sua nota na prova atende às exigências.

Após a validação, você deverá preencher todos os dados pessoais solicitados, fornecer um e-mail válido, passar dados de renda pessoal e familiar, selecionar o curso de preferência e a faculdade desejada e, se já estiver matriculado, quantos semestres já foram cursados.

Feito isso, basta esperar a divulgação da lista de candidatos pré-selecionados, que são classificados de acordo com a nota do ENEM, e validar todos os dados passados anteriormente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), a qual fica na instituição de ensino. Com tudo em dia, é só comparecer a um agente financeiro do FIES, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, e assinar o contrato.

É necessário ter fiador para aderir ao FIES?

Sim, é preciso um fiador para cobrir o pagamento em caso de inadimplência, podendo ser um brasileiro ou português, desde que a pessoa não seja também um beneficiário do programa ou cônjuge do candidato. Se for necessário, o fiador poderá ser alterado durante o curso.

Se você tem interesse em contratar o FIES para Engenharia de Produção e a renda da sua família extrapola o limite de três salários mínimos, você tem outra opção! Existe uma segunda modalidade do financiamento, chamada de P-FIES, disponibilizada para estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. Neste caso, a taxa de juros varia entre 1,9% e 2,5% ao mês.

Esperamos ter ajudado nesta importante etapa da sua vida, mas se ainda tiver alguma dúvida, deixe seu questionamento nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *