Nos dias 22 e 23 de outubro, foi promovida pelo TEIA: Espaço de Inovação UNIFACIG a oficina “Estratégias de Aprendizagem Ativa para Além do Digital”, em que os professores exploraram diversas estratégias de aprendizagem ativa que podem ser aplicadas em sala de aula, para além do uso exclusivo de recursos digitais.
Durante a atividade, os docentes tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes metodologias pedagógicas. Uma delas foi o Brain Dump, no qual os participantes registraram em post-its tudo o que sabiam sobre um determinado tema, em uma dinâmica que estimulou o resgate do conhecimento prévio. Outra estratégia abordada foi a Linha da Vida, em que os participantes precisam se movimentar para manifestar sua escolha e também apresentar justificativas da decisão.
Também foram explorados o Jogo Verdadeiro-Falso-Discussão, no qual os docentes responderam a questões sobre os conteúdos apresentados e debateram as respostas, utilizando um tabuleiro próprio e o jogo de dados, e o Think-Pair-Share, em que os participantes refletiram individualmente, compartilharam ideias com um colega e depois discutiram com o grupo. Além disso, os professores elaboraram sínteses concisas sobre os temas abordados por meio da estratégia One Minute Thesis.
A oficina permitiu que os docentes percebessem que é possível implementar estratégias de aprendizagem ativa utilizando materiais analógicos, além dos recursos digitais. Os participantes saíram com várias ideias para aplicar em suas aulas, integrando elementos digitais e analógicos, de forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem mais interativo e engajador para os alunos.