Se você já é formado em odontologia, já pode abrir seu consultório para tratar pacientes com pequenas rotinas da área. Mas se quer atrair mais clientes e fazer procedimentos mais rebuscados, precisará de uma especialização para dentistas.
Neste texto, vamos apontar as áreas mais promissoras, como a de cirurgia, ortodontia, estética, o que cada uma realiza e como costuma atrair paciente.
Se você quer dar um upgrade na sua carreira e no seu consultório, continue lento, aprenda mais e comece sua especialização agora mesmo.
1. Cirurgia e traumatologia
Se você se interessa pela área cirúrgica ou como tratar traumas da região da boca, esta deve ser a especialização perfeita para você. Nela, dentistas ajudam a diagnosticar anomalias genéticas, avaliam e operam traumatismo na região do rosto que possa influencia em todo o sistema da boca e da mastigação.
Além de cirurgias e procedimentos que visam restaurar traumas na região, a especialidade também avalia a presença de cistos maxilares, tumores e lesões causadas por outras doenças, como as decorrentes do HIV e da sífilis.
2.Ortodontia
Outro ramo da odontologia que costuma atrair pacientes é a ortodontia, isso porque é ela que repara e alinha os dentes por meio de aparelhos ortodônticos, que fazem com o a dentição e os ossos maxilares fiquem posicionados corretamente.
Isso é importante não só por uma questão estética, mas para evitar dores, problemas de mastigação, dificuldades de respirar, dormir e até de limpeza adequada da boca.
3.Odontologia estética
Além da ortodontia para fins estéticos, temos a odontologia estética que se dedica mais à beleza dos dentes e possibilidades de corrigir todo tipo de imperfeição ou melhorar o visual da área da boca, como coloração dos dentes, posicionamento dos mesmos e muito mais.
Veja algumas possibilidades que pode ser exercidas no seu consultório com a odontologia estética:
- Colocação de facetas de porcelana: quando você coloca facetas que vão encobrir o dente do paciente e oferecer uma dentição com formato que pode ser diferente do apresentado por ele e mais branco. Precisa que os dentes do paciente sejam desgastados para se encaixar melhor.
- Colocação de lentes de contato dental: trata-se de uma técnica de melhorada em relação às facetas de porcelana, já que oferecem formato e coloração do dente pretendidas, mas sem ter que desgastar o dente para fixa-las. Elas são muito finas, com espessura de 0,2mm, o que descarta o “lixamento” do dente original.
- Clareamento: outro serviço bastante procurado no ramo da estética é o clareamento dental. Ele é solicitado por pacientes que apresentam alteração na cor do dente por causa da ação de alimentos, como café, chás, entre outros.
4.Periodontia
Ramo da odontologia que cuida de toda a estrutura em volta dos dentes, como gengivas, ossos e ligamentos. O profissional especializado vai tratar doenças que atingem essas armações, e ainda ajudar a fazer correções em gengivas curtas, por meio de enxerto, ou alongadas, com cirurgia de raspagem para deixar os dentes mais aparentes.
Como vimos, a especialização para dentistas abre uma possibilidade de serviços no consultório dentário, para além dos serviços básicos aprendidos na faculdade de odontologia.
Além de possibilitar o trabalho em uma área mais direcionada, ele costuma atrair mais pacientes, que buscam profissionais especializados, capazes de realizar aquela tarefa, como no caso dos cirurgiões, ortodontista e periodontistas.
E se você está procurando um lugar para se especializar, conheça o Unifacig, que oferece esses e outros cursos na área.