Nesse sentido, é importante destacar que um profissional que deseja destacar-se no mercado deve ficar atento às especialidades, para conseguir definir a que mais se adéqua ao seu perfil. Além do mais, ao conhecê-las antes de entrar na faculdade, é um diferencial, já que você poderá aproveitar melhor os conteúdos que abordam o assunto.
Continue a leitura e conheça as principais especialidades odontológicas!
Quais são as principais especialidades odontológicas?
A saúde bucal é primordial para o bem-estar do indivíduo. O dentista é o grande responsável por essa parte do corpo. Sendo que ele pode atuar em diferentes problemas, confira as principais especialidades!
Dentística
A finalidade da especialidade é melhorar a estética dos dentes, solucionar problemas que afetem o processo mastigatório e restaurar os dentes comprometidos com alguma cárie ou que sofreram alguma fratura. O profissional pode oferecer diversos tratamentos, como clareamento, restaurações, peeling gengival e entre outros.
Estomatologia
O estomatologista é o profissional capaz de encontrar doenças na cavidade bucal e reduzir as interferências negativas que afetam a saúde dos dentes e do organismo de seus pacientes. Essa especialidade é uma das mais importantes, pois o profissional consegue evitar a disseminação de outros problemas.
Implantologia
A função de um implantodontia é direcionada para a reconstrução dos dentes por meio de um implante dentário, inserido no osso da mandíbula ou no osso maxilar por uma cirurgia. Quando existe a falta de um ou mais dentes, é feita a instalação de um implante de pinos de titânio. Assim, a finalidade da especialidade é garantir as funções da boca e melhorar a autoestima dos pacientes.
Como definir a área em que atuará?
Como existem diversas especialidades odontológicas, para fazer a melhor escolha, é preciso avaliar alguns pontos para que você consiga atuar na que garantirá o seu sucesso profissional. Veja como definir a área de atuação!
Analise seus gostos
Antes de fazer a escolha, é fundamental avaliar seus gostos e sua afinidade. Durante o curso de Odontologia, ou antes mesmo de ingressar na faculdade, você já pode conhecer melhor as características de cada especialidade e o respectivo público.
Avalie o mercado
Para tomar uma boa decisão, é válido avaliar as necessidades do mercado. Você pode estudar as especialidades com maior demanda no mercado e as que já apresentam grande quantidade de profissionais. Além disso, é preciso ficar atento às que estão em ascensão.
Conheça os salários
O salário não pode ser deixado de lado no momento de escolher a especialidade, uma vez que ele proporciona satisfação e contribui ainda mais na busca de conhecimento. Algumas delas garantem uma remuneração satisfatória, como a implantologia.
Portanto, para escolher a melhor entre as especialidades odontológicas, é preciso contar com uma instituição de ensino de qualidade, por exemplo, a Unifacig. A faculdade conta com um dos melhores cursos odontológicos do país e consegue auxiliar você durante todo o processo de formação.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de mais novidades. Estamos no Instagram e Facebook!