A redação é uma das etapas mais importantes e também mais difíceis do Enem. Isso porque somente essa parte da prova equivale a 1000 pontos, então, os estudantes que conseguem uma nota satisfatória na redação têm grandes chances de ficar com uma média alta — e o contrário também é verdadeiro.
O Enem é conhecido por escolher temas desafiadores que exigem dos estudantes uma visão crítica sobre o cenário socioeconômico do país. É por esses motivos que muitos vestibulandos ficam apavorados no dia da redação.
Você também está com medo da redação do Enem? Saiba que, apesar de complexo, fazer um texto de qualidade não é uma tarefa impossível. Veja a seguir algumas dicas para você aprender a escrever melhor e conseguir uma nota boa!
Confira as redações bem avaliadas das edições anteriores
O Inep, órgão responsável pela aplicação do Enem, sempre divulga as redações dos estudantes que obtiveram a nota máxima. Com uma simples pesquisa na internet, você consegue encontrar as redações nota 1000 dos anos anteriores. Existem até mesmo professores que fazem resenhas e mostram os motivos que levaram as redações a receberem a maior nota.
Observe as redações e tente aprender com os acertos de terceiros. É claro que cada pessoa tem um estilo de escrita único, mas você pode perceber, analisando as redações com nota máxima, que existem muitas semelhanças entre elas, como o uso de repertório, ortografia impecável, propostas de intervenção criativas, entre outras.
Pesquise quais temas já foram cobrados
A redação do Enem segue alguns padrões. Por exemplo, o Enem nunca fala diretamente sobre política, uma vez que a prova é feita pelo Governo Federal. Não perca o seu tempo estudando sobre os partidos políticos e seus candidatos para a redação. É claro que, ao falar sobre questões sociais, estamos indiretamente falando sobre política, mas tente abordar o assunto de forma leve e apartidária.
O Enem costuma cobrar temas que estejam ligados a questões sociais e ecológicas. Além disso, os temas não costumam se repetir, portanto, estude assuntos que sejam diferentes. Outro ponto que vale a pena ser citado é que os temas são sempre atuais e sobre os acontecimentos do Brasil.
Leia jornais e revistas frequentemente
Como dissemos, o Enem sempre levanta uma questão que está acontecendo no país para usar como tema. Portanto, a melhor maneira de se preparar é acompanhar jornais e revistas para conferir as atualidades.
Em caso de acontecimentos muito importantes para o país, procure por artigos de autores diversos. Dessa forma, você será capaz de conhecer pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto.
Fique atento ao tempo
A prova do Enem é dividida em dois dias. No primeiro, os estudantes precisam fazer uma prova com 45 questões de Ciências Humanas, 45 questões de Linguagens e Códigos, além da confecção da redação. Tudo isso deve ser feito em, no máximo, 5 horas e 30 minutos.
O ideal é que você reserve 1 hora e 30 minutos do tempo total para se dedicar totalmente à redação. A melhor maneira de aprender a organizar o seu tempo para a prova é realizando simulados. Os professores recomendam que os alunos comecem a prova pela redação e utilizem o tempo restante para responder o máximo de questões possíveis.
O jeito mais eficiente de aprender a escrever melhor é escrevendo, portanto, pratique a sua escrita constantemente. Faça redações sobre os temas das edições anteriores da prova. Temos certeza de que, se você seguir todas essas orientações, a qualidade da sua escrita vai melhorar bastante.
Gostou das dicas? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus amigos vestibulandos também possam conferir nossas dicas sobre como escrever melhor.