DIA

DE

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda qual é o papel e a atuação do gestor dentro de uma empresa!

Compartilhe esse post

A vida pessoal dá uma clara mostra sobre como estamos em termos de gestão. A maneira como conduzimos nossas finanças, nosso tempo, nossos relacionamentos e o nível de organização pessoal dizem muito sobre nós. As qualidades e os defeitos que desenvolvemos ou negligenciamos na vida pessoal refletem em nosso comportamento e na nossa performance no trabalho e nos estudos.

Por isso, é importante entender o papel do gestor dentro de uma empresa, mesmo antes de escolhermos qual carreira seguir. Desenvolver habilidades e tratar os pontos de melhoria em nossa personalidade nos deixará preparados para quando chegar a hora em que enfrentaremos o desafio de assumir um papel de gestor.

E como todos somos gestores de nossas vidas, relacionamentos e carreira, tenha certeza: essa oportunidade vai chegar. Que tal começar a entender como se preparar melhor? Veja a seguir alguns aspectos que selecionamos sobre o papel do gestor.

Desenvolver pessoas e ideias

A riqueza presente nas mentes das pessoas precisa ser mais bem explorada. Trabalhos em grupo rendem mais, gerando resultados para um maior número de pessoas e para a sociedade. Saber entender e explorar as potencialidades das pessoas com quem se trabalha melhora o rendimento de todos do grupo. Desenvolver ideias não apenas traz melhores resultados, como também desenvolve o grupo, seja na faculdade, no trabalho ou em uma atividade entre amigos.

A habilidade de gerir pessoas precisa ser desenvolvida mesmo antes de entrar para a faculdade, pois é lá que você terá pela frente os desafios e as oportunidades de aplicar essas dicas de gestão. Então, prepare-se: seu caminho está apenas começando.

Elaborar um planejamento

Assim como a gestão, o planejamento deve estar presente em todas as áreas de nossas vidas. Planejamos o que fazer no fim de semana, encontros, rotina de estudos e muitas outras atividades. Estudantes que dedicam atenção ao planejamento tendem a se dar melhor na faculdade e na vida profissional.

Com o gestor, não e diferente. Projetos com planejamento bem feito têm mais chances de sucesso. O papel do gestor nesse aspecto é elaborar um planejamento em conjunto com a equipe, deixando que as ideias dos membros fluam, sejam organizadas e criem um plano de ação. Independentemente da carreira que escolher, o planejamento é seu aliado para o sucesso profissional.

Gerar soluções

Bem diferente de apagar incêndios, gerar soluções tem a ver com prever situações de risco ou problemas e se preparar para não ser pego de surpresa. Analisar tendências, identificar a evolução do grupo e quais são os pontos de melhoria, além de desenvolver a equipe, preparam o ambiente para lidar com problemas que surgirão.

O gestor consegue ter visão de futuro, antecipar possíveis problemas e motivar o grupo para criar as soluções necessárias.

Comunicar com eficiência

A falha na comunicação traz muitas dificuldades em todos os aspectos da vida. Um gestor com problemas de comunicação, por mais capacitado e competente que seja, não consegue liderar o grupo e, consequentemente, não alcança os objetivos, causando frustração nele e na equipe.

Comunicar não é apenas saber falar. É também saber ouvir, pois, ouvindo bem, conseguimos transmitir a mensagem correta, com clareza e transparência. Ouvir o grupo e responder às suas necessidades são tarefas importantes do gestor e são fundamentais para seu sucesso e da empresa onde trabalha.

O mercado de trabalho exige profissionais com formação sólida, conhecimentos multidisciplinares e excelentes gestores de pessoas e de relacionamentos. Empresas são formadas por pessoas, e aquelas empresas com gestores hábeis nesse quesito têm muito mais chances de sobreviver e de superar a concorrência.

O papel do gestor no mundo corporativo, além de liderar,  é gerar líderes, favorecer o grupo, aumentando a motivação e a performance, superando as metas e resultados propostos.

Somente você pode fazer as coisas acontecerem em sua vida: escolher a carreira certa, uma faculdade com estrutura e suporte para te fazer crescer e as pessoas certas para te impulsionarem para cima. Chegar longe nunca esteve tão perto.

E aí? Nosso post te ajudou? Quer ter mais informações como essa diretamente na sua caixa de entrada? Então, assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *