O Curso

A Geografia estuda o espaço geográfico, ou seja, todo o espaço terrestre produzido pelo homem ou que possui direta ou indireta relação com este. 

O curso de Geografia – licenciatura do UNIFACIG nasce da necessidade de enfrentar o desafio de analisar e compreender em sua essência o intenso e acelerado processo de urbanização da sociedade. 

Fazem parte dos estudos geográficos o estudo das sociedades urbana e rural, o uso e apropriação dos recursos naturais e as dinâmicas naturais, além dos processos de urbanização e dinâmica das cidades realizada pela ciência geográfica no Brasil e no mundo.

O curso tem por finalidade propiciar uma formação de geógrafos – licenciados. Um profissional capaz de, mediados pelas questões que envolvem o fazer docente, apresentar problematizações e intervenções relacionadas à elaboração de políticas educacionais em permanente diálogo com os movimentos sociais nacionais.

Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Geografia.

Perfil do Profissional

O licenciado em Geografia deve compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico, refletindo criticamente sobre o seu papel na sociedade, sobre a necessidade de um desenvolvimento amplo e qualificado e sobre sua responsabilidade com o progresso da ciência e tecnologia.

Mercado de Trabalho

carreira em Geografia é conhecida pela variedade de ofertas de trabalho e vagas disponíveis no mercado. 

 

No âmbito educacional,
o licenciado em Geografia pode atuar como professor de ensino fundamental, médio e ensino superior, em escolas públicas e particulares. 

 

Em empresas privadas e em órgãos públicos, contribuindo consideravelmente para o desenvolvimento de regiões e cidades. Nesse sentido, o geógrafo pode trabalhar com a geografia de transportes, planejando sistemas de transportes e de trânsito, garantindo a mobilidade, sustentabilidade e inclusão social. 

 

Outra área de atuação para geógrafos é a de planejamento urbano, trabalhando com planos diretores e definições de estruturas urbanas. 

 

Também realiza o planejamento de uso do solo, organização, mobilidade, sustentabilidade e inclusão social. 

 

Existe ainda o campo de geopolítica, no qual o geógrafo estuda a organização social, a economia e a política de países e regiões.

Informações do Curso

Título: Licenciatura

Duração: 4 anos

Vagas: 150 anuais

Modalidade: Educação a Distância

Coordenador do Curso: Prof. Esp. Rita de Cassia alves 

Matriz Curricular