A dilatação do Fies é uma alternativa interessante para pessoas que têm períodos atrasados em sua graduação. Fazer um curso superior pode ser muito desafiador para algumas pessoas. Logo, é natural que ocorram problemas que fazem o estudante atrasar um pouco a sua formação, sendo necessário fazer ajustes no financiamento estudantil.
Por isso, é importante conhecer os critérios e procedimentos necessários para realização da dilatação. Além disso, é imprescindível entender quando ele deve ser feito. Foi pensando nisso que nós resolvemos preparar este conteúdo.
Nele, mostraremos o que é a dilatação do FIES, qual o momento ideal para fazer o procedimento e como realizá-lo. Continue lendo!
O que é a dilatação do FIES?
Dilatação do Fies é um procedimento que prolonga o contrato de financiamento de um estudante. Ele pode ser feito nos casos em que o aluno não consegue finalizar a graduação dentro do tempo acordado. A dilatação pode ser solicitada independentemente do motivo do atraso. Ou seja, por dependência, trancamento de matrícula, reprovação etc.
Por exemplo, imagine uma pessoa que faz medicina e utiliza o Fies como forma de financiamento durante 6 anos. Contudo, após esse tempo, ele percebe que ainda faltam matérias a serem concluídas. Assim, ele pode solicitar o aumento do financiamento para mais um semestre para concluir os estudos.
Quando a dilatação do Fies pode ser feita?
Existem alguns momentos específicos em que a dilatação do Fies pode ser feita. Alguns exemplos em que ela pode acontecer:
- reprovação de cadeira;
- suspensões;
- transferências de instituição de ensino;
- trancamento de matérias na instituição;
- caso o aluno não consiga encaixar todas as matérias do semestre dentro do período.
Além disso, para ter direito a essa dilatação, os estudantes precisam ter o seu contrato do Fies ativo.
Como fazer a dilatação do Fies?
A solicitação de dilatação do Fies é muito simples e rápida de ser executada. Você pode fazer na sua casa por meio do site do Sistema de Financiamento Estudantil.
- após acessar o site, faça o login com os seus dados de cadastro;
- clique em “Contrato Fies” e, em seguida, “Manutenção”;
- depois, escolha a opção “Solicitar Dilatação”;
- em seguida, você enxergará todos os seus dados de financiamento, bem como os de dilatação;
- se todos os dados estiverem corretos clique em “Confirmar”.
Em seguida, aparecerão os dados de dilatação e do próprio contrato. Confira essas informações e, por fim, clique em confirmar. Ao fazer isso, a sua dilatação estará pronta e você pode concluir as disciplinas junto à instituição de ensino. Caso você não consiga finalizar o curso nesse período, ainda é possível solicitar mais dilatações.
Afinal, o foco é garantir que o aluno consiga finalizar a graduação e possa, finalmente, entrar na fase de pagamento do financiamento estudantil.
Ao seguir essas dicas, você não terá problemas para fazer a sua dilatação do Fies. Assim, poderá concluir sua graduação tendo a vantagem de utilizar o financiamento estudantil do Governo Federal para dar aquela ajuda financeira imprescindível nesse momento de formação acadêmica.
Gostou dessas dicas? Então, curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novas postagens.