DIA

DE

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Descubra agora como é possível montar um currículo sem experiência

Compartilhe esse post

Entrar no mercado de trabalho é sempre um desafio a mais para aqueles que não têm certa bagagem profissional. Geralmente, são alunos de instituições de ensino superior que acabaram de sair do ensino médio e estão procurando estágio para ajudar em casa, estabelecer-se financeiramente ou continuar pagando a própria graduação. Uma dúvida comum é como montar um bom currículo sem experiência.

Para isso, basta saber apresentar, de forma atrativa, as suas principais informações e qualificações, além de valorizar as aptidões e competências. Entretanto, como fazer isso, se você está procurando o primeiro emprego?

Para saber a resposta, continue a leitura deste texto e descubra como montar um currículo sem experiência profissional!

Não exagere nas informações pessoais

A primeira informação que o recrutador vê sobre o candidato no currículo são os dados pessoais. Portanto, seja breve, objetivo e coloque somente o necessário.

Nessa parte, deve constar o seu nome, idade, estado civil, endereço, e-mail e telefone para contato. Caso tenha, também é interessante colocar o link de um portfólio online ou do seu perfil no LinkedIn.

Valorize as suas atividades acadêmicas

Um fator importante é falar sobre a sua formação, não apenas relacionada à graduação. Escreva sobre cursos profissionalizantes feitos por você e qualificações com certificado em idiomas, fotografia, oratória e informática, por exemplo. 

O candidato que participou de palestras, oficinas e projetos acadêmicos que possam agregar na vaga escolhida, também pode colocar essa informação para enriquecer o currículo. É uma forma de mostrar habilidades como liderança, trabalho em grupo e dedicação, assim como a vontade de progredir e se manter atualizado.

Defina os seus objetivos

Muitas pessoas no início de carreira não colocam o objetivo profissional em seus currículos. Esse é um erro que deve ser evitado para que o recrutador entenda o seu real desejo dentro da empresa. Analise qual a melhor vaga para você e descreva o cargo e área pretendidos, como estágio, analista, assistente, auxiliar, entre outros.

É fundamental que o objetivo se adéque a cada tipo de vaga. Assim, não coloque o mesmo padrão em todos os currículos. Além disso, seja breve na descrição. Comece dizendo a área pretendida para atuar, quais habilidades deseja aprimorar e como aquela vaga vai agregar na sua experiência. Veja um exemplo:

  • Tenho interesse em atuar na área de administração, desenvolvendo as minhas habilidades de gerenciamento estratégico e adquirindo experiência de liderança.

Coloque experiências com voluntariado

Esse é um dos grandes diferenciais competitivos para o candidato que busca se inserir no mercado de trabalho. Se não há experiência profissional, destaque outras atividades determinantes no seu desenvolvimento, a exemplo do voluntariado. Isso demonstra a capacidade do candidato de se empenhar em um projeto, mesmo sem remuneração — ou seja, em algo que acredita fazer a diferença. 

Conseguimos ajudar você a montar um bom currículo sem experiência? Lembre-se de que é necessário causar uma boa impressão nos recrutadores, sem deixá-lo muito extenso. Além disso, evite erros ortográficos e não misture fontes. Prefira a Arial ou Times New Roman e use o negrito com moderação. Foto, pretensão salarial e contatos de referência só devem ser colocados caso solicitados no anúncio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso artigo sobre os erros mais comuns ao montar o primeiro currículo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *