DIA

DE

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

STEM nas Escolas: Alunos da Escola Estadual Ludovino Alves Filgueiras encaram o “Desafiando a Gravidade” promovido pelo UNIFACIG.

Compartilhe esse post

Na última quarta-feira, 25 de setembro, a  Escola Estadual Ludovino Alves Filgueiras sediou o primeiro Desafio STEM do Projeto STEM nas Escolas, uma parceria entre o UNIFACIG e o Consórcio STHEM Brasil, com o apoio da PADF (Pan American Development Foundation) e da Boeing.. A prática “Desafiando a Gravidade”, foi uma verdadeira maratona de criatividade e inovação para os alunos, que colocaram à prova suas habilidades de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

O desafio era claro: os estudantes precisavam criar engenhocas capazes de proteger um ovo durante uma queda de mais de 6 metros de altura. Desde o dia 22 de agosto, os alunos receberam as instruções e começaram a planejar e testar suas criações. O processo foi acompanhado pelos professores da escola, com etapas de planejamento, construção e testes para garantir que o ovo sobrevivesse ao lançamento.

Todo esse trabalho foi acompanhado de perto pelo TEIA: Espaço de Inovação do UNIFACIG e pelo curso de Engenharia Civil, representado pelo coordenador Juliano Dutra e pela Prof.ª Mariana Pedrosa. O apoio técnico e o acompanhamento constante foram essenciais para guiar os estudantes no desenvolvimento de soluções criativas e funcionais, além de conectar o aprendizado teórico à prática.

Aliando aprendizado e diversão

O coordenador do projeto STEM no UNIFACIG, Humberto Altino, avalia que o “Desafiando a Gravidade” deixou claro que o aprendizado STEM pode ser dinâmico, desafiador e, ao mesmo tempo, divertido. “Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar conceitos científicos, testar suas ideias e, acima de tudo, aprender com os erros e acertos durante todo o processo. A atividade não apenas estimulou a criatividade, mas também o trabalho em equipe e a resolução de problemas, competências essenciais para o futuro acadêmico e profissional desses jovens”. 

Ainda segundo o coordenador, essas experiências práticas são fundamentais para preparar os alunos para os desafios reais que encontrarão no mundo do trabalho, especialmente em áreas que exigem pensamento crítico e habilidades técnicas.  “Esse foi apenas o primeiro de outros desafios que virão, mostrando que, com apoio e incentivo, os alunos podem ir além da sala de aula e desenvolver soluções surpreendentes para problemas complexos. 

Também no dia 25 de setembro, a equipe do Projeto STEM divulgou o novo desafio “Lançamento de Foguetes”!, que será realizado em breve, junto ao Curso de Engenharia Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *