ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

O Curso

Imagine a infinidade de produtos e serviços que você utiliza no dia a dia! Em todos há a presença da Engenharia de Produção.

Quando você quer comprar um tênis, por exemplo, do planejamento à colocação do produto para venda há a presença do Engenheiro de Produção.

Ele atua: no cálculo da probabilidade de vendas; no projeto;  na escolha dos materiais; no ajuste da linha de produção para obtenção do máximo em qualidade; no controle de estoques de matérias primas; no treinamento das pessoas envolvidas na produção e até no transporte do produto.

É responsável também pela otimização dos recursos visando um constante cuidado com o meio ambiente e a sociedade.

O engenheiro de produção é essencial em empreendimentos de quase todos os setores.

Cabe a ele gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa a fim de elevar sua produtividade e rentabilidade. Ao associar conhecimentos de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia, é capaz de propor procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam a produção e ordenam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização.

Cabe à esse profissional cuidar do planejamento da linha de produção, seu controle, os sistemas de abastecimento, a qualidade do produto, a produtividade e a rentabilidade do sistema, a gestão de custos do processo produtivo e o dimensionamento dos recursos humanos necessários para a produção. Por atuar como elo entre os setores técnicos e administrativos, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria.

O Curso de Engenharia de Produção do UNIFACIG possui uma sólida base de conhecimentos com aulas teóricas e práticas,e é equipado com os mais modernos laboratórios que permitem ao aluno aprender e desenvolver habilidades de atitudes que farão com que se destaque no  mercado de trabalho.

Perfil do Profissional

O Engenheiro de Produção gosta de desafios e expressa sua criatividade na solução de problemas. A afinidade com os números é fundamental para elaboração de projetos e análises de mercado.

Mercado de Trabalho

Com o crescente aumento da concorrência, acesso às informações pelos consumidores e necessidade de redução de custos pelas empresas, o Engenheiro de Produção tornou-se um profissional muito requisitado pelo mercado.
Ele pode trabalhar em fábricas, como as de alimentos ou equipamentos, montadoras de automóveis, construtoras, empresas de geração e distribuição de energia (elétrica, petróleo, gás), prestadoras de serviços como bancos, hospitais e concessionárias públicas além de auxiliar as organizações a aumentarem sua produtividade. Enfim, onde mais houver “produção”, ou seja, o mundo a sua volta, existem oportunidades para o Engenheiro de Produção. A remuneração do Engenheiro de Produção também representa um atrativo para esta careira.

Informações do Curso

Título: Bacharel
Duração: 5 anos
Vagas: 50 vagas anuais
Dias: Noturno – De 2ª a 6ª – Campus Alfa Sul
Horários: 19:00 às 22:40