Após o ensino médio, o estudante se depara com um grande desafio: escolher um curso de formação profissional. Para quem quer atuar na produção rural, os cursos de Engenharia Agronômica são uma opção interessante, motivo pelo qual este texto apresenta um panorama sobre a formação acadêmica e profissional nessa área do saber.
Além disso, o artigo mostra como é o mercado de trabalho para o engenheiro agrônomo hoje, como é a estrutura desse curso de graduação e qual é a diferença entre Engenharia Agronômica e Agronomia. Ao final, você descobre uma boa opção de centro universitário para iniciar os estudos e, futuramente, estruturar a sua carreira na engenharia agronômica. Continue a leitura!
Como é o mercado para o engenheiro agrônomo no Brasil?
O mercado de trabalho apresenta várias oportunidades para o engenheiro agrônomo, uma vez que o profissional pode se envolver em todas as funções do agronegócio, desde a engenharia rural até a economia do campo, passando pela agroindústria e a zootecnia (ciência que aprimora o desenvolvimento dos animais).
Dessa forma, o engenheiro agrônomo pode trabalhar em propriedades rurais, diretamente, com o cultivo do solo, o armazenamento dos insumos e a distribuição dos produtos alimentares. Já nos grandes centros urbanos, a pessoa formada em Engenharia Agronômica consegue, por exemplo, fazer carreira no ensino e na pesquisa em Agronomia, tanto em universidades privadas quanto públicas.
Como é o curso de Engenharia Agronômica?
O curso em Engenharia Agronômica tem grau de bacharelado e duração, em geral, de 5 anos ou 10 semestres, durante os quais os estudantes conhecem e aprofundam o conhecimento em temas como o combate a pragas na natureza, a irrigação, a sustentabilidade, a mecanização agrícola e a produção animal e vegetal.
Qual é a diferença entre Agronomia e Engenharia Agronômica?
Para responder à questão é preciso entender que o engenheiro agrônomo, profissão regulada pela Lei Federal 5.194/66, é formado no curso de ensino superior em Engenharia Agronômica, assim como o engenheiro florestal tem diploma na graduação de Engenharia Florestal e o engenheiro de pesca faz formação em Engenharia de Pesca.
Agronomia, no entanto, é como se chamam as ciências (entre elas, a Engenharia Agronômica) que estudam a prática da agricultura, que é um conhecimento capaz de produzir animais e vegetais úteis aos seres humanos, com o devido respeito à natureza.
Onde você pode estudar Engenharia Agronômica?
O curso de Engenharia Agronômica é oferecido em várias partes do país, em centros de ensino superior público e privado. No entanto, para quem quer ter uma boa formação, a dica é apostar em uma faculdade reconhecida no mercado devido ao alto nível de formação profissional nessa área.
É o caso da UNIFACIG, um centro universitário que funciona desde 2002 e é referência na formação acadêmica e técnica de engenheiros agrônomos na região de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira.
Neste texto, você entendeu o que são os cursos de Engenharia Agronômica, que formam o profissional que atua em todas as etapas do agronegócio ou que têm conhecimentos específicos em Agronomia. No entanto, para quem deseja ter uma formação acadêmica consolidada, é importante fazer a graduação em um ótimo centro universitário, com professores experientes e infraestrutura de ponta.
Dê o primeiro passo para mudar o seu futuro: conheça o curso de Engenharia Agronômica da UNIFACIG e saiba por que escolher esse centro de formação universitária em Manhuaçu. Envie agora uma mensagem para o nosso WhatsApp!