Discutir sobre os diferentes níveis e modalidades de educação em um país tão plural como o nosso é desafiador e extremamente necessário; ainda mais quando se sabe que grande parte dos direitos dos grupos minoritários não são respeitados.
Pensando nessa necessidade gritante de se assegurar a todos os direitos já garantidos não só pela Constituição Federal de nosso país quanto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), n. 9.394/1996, discutiu-se em um trabalho em grupo do 8º período de Pedagogia do Centro Universitário Unifacig essa temática dos diferentes níveis e modalidades da educação brasileira, dando enfoque especial aos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Inclusiva, Educação Profissional, Educação do Campo, Educação Indígena e Educação à Distância.
Este trabalho foi desenvolvido nas aulas de “Gestão e Organização Escolar”, ministrado pela professora Andréia Almeida Mendes. Ressalta-se que essas temáticas citadas referem-se à estrutura e à organização que o ensino necessita adotar para adequar-se às necessidades e às disponibilidades de seu público específico de forma a garantir condições de acesso e permanência na escola
Identidade, diversidade e diferença são 3 dimensões que necessitam compor, de forma prática, o cenário das políticas públicas educacionais brasileiras, uma vez que já são garantidas por leis, a saber: a Educação Indígena (resolução n. 3/1999), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – (resolução n. 1/2000), a Educação Especial (resolução n. 2/2001) e a Educação do Campo (resolução n. 1/2002); ou ainda a lei n. 10.639/2003, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino da educação básica e da lei n. 11.645/2008, que introduz a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Só quando o acesso e o direito à educação de qualidade forem garantidos a todos, estaremos realmente superando a condição de vulnerabilidade das populações minoritárias e desnaturalizando o contexto de desigualdade social e cultural no qual estão inseridas.


Pedagogia!
“É a ária que estuda a teoria e a prática do educação e tranta dos princípios e métodos de ensino,na administração de escolas e na condução dos assusntos educacionais.