Os estágios realizados durante uma graduação são importantes para o desenvolvimento dos estudantes para que eles tenham a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão, à medida que vão aprendendo fundamentos teóricos.
Contar com um estágio também abre portas para a troca de experiências entre profissionais da sua área e permite o desenvolvimento de novas habilidades.
Mas para garantir boas chances de conseguir a vaga, é necessário saber como elaborar um bom currículo para estágio. Neste conteúdo, você vai aprender o passo a passo para isso. Confira!
Cite suas informações pessoais
No cabeçalho do currículo, informe nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato. Algumas empresas também podem pedir LinkedIn ou portfólio de trabalhos. Não é necessário incluir foto, apenas se a companhia solicitar. Informações como idade e estado civil são opcionais.
Mostre seu objetivo com a vaga
O campo de objetivos aparece logo no início do CV, por isso, é importante que esse espaço estimule a leitura do restante do documento. Seja breve, algo em torno de 2 a 4 linhas já é o suficiente, informando a área pretendida e quais funções pode desempenhar. Além disso, vale explicar como sua experiência pode fortalecer determinado departamento da empresa.
Descreva sua formação educacional
É hora de descrever a sua graduação e os cursos complementares, como profissionalizantes, além de oportunidades de intercâmbio, se houver. Liste o nome do curso, ano de início e a data de conclusão. No caso do seu curso superior, como ainda está cursando, coloque como “em andamento” e a futura data de término.
Conte sua experiência profissional
Caso já tenha trabalhado, e esse cargo tenha relação com a atividade que será desempenhada na futura empresa, trate de listar as informações. No entanto, se você ainda não entrou no mercado de trabalho, pense em experiências que podem agregar valor ao seu currículo para estágio. São exemplos:
- trabalhos voluntários;
- projetos de iniciação científica;
- artigos relevantes para o seu lado profissional;
- participação em eventos da sua área e workshops.
Acrescente informações complementares
Outra forma de chamar a atenção é citar conquistas interessantes para a sua área, como prêmios e certificações. Além disso, se tiver algum curso de idiomas, esse pode ser um diferencial entre os candidatos. O que também aumenta as chances de seleção é listar suas competências comportamentais e técnicas, como:
- técnicas: pacote Office, escrita criativa, facilidade de adaptação para trabalhos que envolvem tecnologia e inovação, desenvolvimento web e tradução de textos;
- comportamentais: capacidade de liderança, gestão de conflitos, trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade e gestão de tempo.
Evite informações desnecessárias
Os recrutadores analisam diversos currículos durante um processo seletivo, logo, é importante ter clareza e objetividade nas informações. Por isso, não é preciso descrever tudo o que você já fez, apenas o que é relevante para a sua área e para a vaga de estágio. Também evite informações como CPF e redes sociais (exceto se alguma servir como portfólio).
Revise e formate o documento
Com todas as informações reunidas e bem-organizadas, é o momento de revisar e formatar o documento. Faça isso depois de um tempo, para dedicar total atenção e evitar que possíveis erros de digitação passem despercebidos. Veja se não faltou nenhum dado importante e se as seções estão com uma divisão clara. A formatação pode ser a seguinte:
- fonte Arial ou Times New Roman;
- fonte com tamanho 11;
- margens e entrelinhas de 1,5;
- títulos em negrito.
Essas foram as dicas para elaborar um bom currículo para estágio. Lembre-se de otimizar todas as informações relevantes e adequar o documento caso participe de outras vagas diferentes, considerando a empresa e funções a serem exercidas.
Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo que vamos te ajudar!