O sucesso para a aprovação no vestibular depende de muitos fatores. Dentre eles, podemos citar a inteligência emocional, a disciplina e, claro, a organização dos estudos. Esse último é um dos pontos mais importantes, pois nos ajuda a reduzir a procrastinação e ter uma rotina mais ordenada.
Se você está meio perdido e não sabe por onde começar, temos uma dica: o cronograma de estudos! Investir nesse tipo de recurso é um grande passo rumo à sua aprovação, facilitando a obtenção de bons resultados.
Então, que tal aprender a fazer um cronograma de estudos arrasador de uma vez por todas? Continue a leitura e confira as nossas dicas!
O que é um cronograma de estudos?
Cronograma de estudos são ferramentas que organizam a rotina, trazendo uma relação das matérias que deverão ser estudadas a cada dia da semana, além de outras atividades para a conquista da vaga no vestibular ou a melhora das notas em geral.
Para que serve?
O cronograma de estudos serve para ajudar na organização, evitando a procrastinação. Assim, podemos saber exatamente o que estudar em cada um dos dias, tendo um maior controle sobre a matéria necessária para alcançarmos os nossos objetivos.
Como montar um bom cronograma de estudos?
Agora, confira algumas dicas para que você mesmo possa organizar o seu cronograma e dar aquele gás nos estudos. Vamos lá!
Organize a sua rotina
O primeiro passo é organizar a sua rotina. Em um papel, coloque todas as atividades fixas semanais que você tem: dentista, academia, inglês etc. Assim, ficará muito mais fácil encaixar as matérias no tempo disponível para estudar.
Veja quais matérias devem ser estudadas
No vestibular, isso pode ser feito a partir da leitura do edital do concurso que você vai prestar, o que também é válido para concursos públicos e qualquer outra prova. Na faculdade e escola, o cronograma deve conter as disciplinas que você está aprendendo naquele ano/semestre.
Deixe espaços vazios
Na hora de fazer o seu cronograma, não deixe também de deixar alguns espaços vazios. Eles são importantes para imprevistos e para que você possa encaixar alguma matéria que ficou para trás na hora de estudar.
Separe os conteúdos nos dias da semana
Com isso, é hora de colocar os conteúdos (ou matérias, se preferir) em cada um dos dias da semana. Aqui, tente intercalar as suas matérias preferidas com aquelas em que você tem mais dificuldade.
Reserve um tempo para revisões, exercícios e simulados
Outro ponto bem importante é reservar espaços para que você possa treinar o que aprendeu (com exercícios e simulados) e revisar o conteúdo de vez em quando, de modo que ele fique sempre fresco em sua mente.
Seja realista
Nada de dar passos maiores do que as pernas. Seja realista e monte um cronograma que não acabe com toda a sua energia. Não se esqueça de que é melhor estudar pouco e ser produtivo do que passar horas lendo e não absorver nada!
Não se esqueça do lazer
O lazer é tão importante quanto os estudos para quem está estudando. Tire um tempo para descansar! Assim, seu cérebro vai recuperar energia e ficar muito mais produtivo no dia seguinte. Não somos uma máquina, ok?
Gostou de saber as dicas para montar um bom cronograma de estudos? Agora, é hora de mandar ver e começar essa nova etapa da sua vida com muito mais organização e disciplina.
Para ficar por dentro dos conteúdos da UNIFACIG, é só assinar a nossa newsletter e receber as notificações de postagens diretamente em seu e-mail!