DIA

DE

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Corpo técnico do UNIFACIG é  capacitado sobre Comunicação Autêntica

Compartilhe esse post

Nesta quarta-feira (07/08), o UNIFACIG recebeu o palestrante Davi Romeros para um treinamento especial sobre Comunicação Autêntica. O evento contou com a participação da equipe técnica e coordenadores de cursos do centro universitário. 

Segundo Kesley Bertany, gerente de RH do UNIFACIG, essas iniciativas não apenas celebram o início do semestre, mas também promovem a melhoria contínua da instituição. “O tema da palestra foi selecionado com base em pesquisas internas que identificam as necessidades dos colaboradores ao longo do ano. Cada evento é planejado com muito carinho, a partir da escuta ativa e da compreensão das demandas da equipe UNIFACIG. Estamos motivados para continuar oferecendo atividades que fortaleçam ainda mais nosso ambiente de trabalho e de aprendizado”, destaca a gestora.

Comunicação que conecta 

Durante o sessão, Romeros destacou a importância de cuidar da clareza na mensagem que desejamos comunicar e garantir que ela seja compreendida pelo outro. Segundo o palestrante, a Comunicação Não Violenta (CNV), desenvolvida por Marshall Rosenberg, é fundamental para nos conectar genuinamente com nós mesmos e com os outros.

Romeros ressaltou que, para uma comunicação eficaz, devemos deixar clara a intenção da conversa, abrir mão dos julgamentos moralizadores, evitar rótulos, não triangular conversas e acolher o medo da vulnerabilidade. Ele enfatizou também a necessidade de escutar ativamente e estar presente no momento da comunicação.

A prática desses princípios promove uma interação mais autêntica e respeitosa, facilitando a resolução de conflitos e o fortalecimento das relações interpessoais. Através dos quatro passos da CNV – observar sem julgar, identificar e expressar sentimentos, reconhecer e compartilhar necessidades, e fazer pedidos claros e específicos – o UNIFACIG busca aprimorar suas dinâmicas internas e externas, garantindo um ambiente de maior empatia e compreensão entre seus funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *