DIA

DE

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Como conciliar trabalho e estudo? Confira nossas 4 dicas!

Compartilhe esse post

Poder dedicar-se totalmente aos estudos é um privilégio que nem todos os estudantes têm. Existem muitas pessoas que precisam manter um emprego durante a faculdade para pagar os estudos ou outras despesas, como moradia e alimentação.

Ter uma jornada dupla não é fácil. Para conciliar trabalho e estudo, é preciso ter muita dedicação e foco. Se você está exausto e sente que não está dando tudo de si na sua vida profissional ou acadêmica, então saiba que este texto foi feito especialmente para você. A seguir, mostramos como é possível cumprir com todas as suas atividades sem perder a sanidade. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!

1. Crie um cronograma de compromissos

Pessoas que enfrentam uma jornada dupla precisam ter uma rotina muito bem organizada. Essa é a melhor maneira de evitar que os seus compromissos da faculdade interfiram no trabalho, e vice-versa. Para tanto, basta montar um cronograma das suas atividades diárias, semanais e mensais. Quanto mais antecipadamente você se programar, melhor será.

Com o cronograma montado, você será capaz de visualizar melhor o que precisa ser feito e entregue dentro de cada período. Você pode montar o cronograma em um mural, ou usar um aplicativo de celular estilo quadro de anotações. A vantagem da agenda virtual é que você pode levá-la para todo lugar, inclusive para a faculdade.

2. Evite a procrastinação

A procrastinação é o pior inimigo do jovem. Sabe quando você resolve dar uma pequena pausa nos estudos, decide pegar o celular e, quando vê, já passou uma hora vendo vídeos nas redes sociais? É esse tipo de hábito que você deve evitar para tornar a sua rotina menos corrida.

Existem várias maneiras de vencer a procrastinação e evitar distrações. A primeira delas é desligar o celular e ficar longe de qualquer outro aparelho eletrônico na hora de fazer um projeto para o trabalho ou para a escola. Em segundo lugar, certifique-se de ficar em um ambiente calmo e peça para as pessoas que moram com você não atrapalharem o seu momento de concentração.

3. Converse com seus professores e seu chefe

Os seus professores e o seu chefe não são os seus carrascos. É claro que existem pessoas que não têm empatia pelo próximo. No entanto, há outras que já passaram pela mesma situação que você está vivenciando e, por isso, sabem como é difícil conciliar trabalho e estudo.

Converse com o seu chefe e diga que você está estudando justamente para melhorar a sua carreira. Mostre o seu plano de aulas para o semestre e, juntos, tentem chegar a um consenso. Caso você não possa trabalhar certos dias da semana ou durante algum período do dia, tente uma compensação de horas. Faça o mesmo com os seus professores, principalmente aqueles que cuidam das matérias que você mais tem dificuldade. Embora não haja nenhuma garantia de que eles serão compreensíveis, não custa tentar.

4. Não se esqueça dos momentos de lazer

Um dos maiores erros dos estudantes com jornada dupla é não reservar um tempinho do seu dia para descansar a cabeça e fazer uma atividade por puro prazer. Trabalhar e estudar até a exaustão pode gerar problemas gravíssimos, como crises de ansiedade, insônia e a síndrome de Burnout.

Ao preparar o seu cronograma, torne os seus momentos de lazer tão essenciais quanto os momentos de estudos e trabalho. Dessa forma, você terá mais energia e motivação para continuar com a sua jornada.

Conciliar trabalho e estudo não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Temos certeza de que, seguindo as nossas dicas, você vai conseguir melhorar o seu desempenho acadêmico e profissional, sem afetar a sua saúde mental.

Gostou das nossas dicas? O que mais você faz para conciliar estudo e trabalho? Conte-nos as suas experiências nos comentários a seguir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *