Estudar é algo que exige um bom comprometimento dos estudantes. Afinal, sentar por horas aprendendo conteúdos que nem sempre entram facilmente na cabeça não é para qualquer um.
Se você tem um objetivo — seja passar no vestibular, seja melhorar o seu desempenho na faculdade ou qualquer outra coisa —, provavelmente sabe que manter a frequência nos estudos é um dos pontos mais essenciais. Um bom cronograma pode fazer milagres para a rotina!
No entanto, isso não é tudo. Outra dica bacana é saber como organizar o ambiente de estudo e deixá-lo adequado para que as suas jornadas frente aos livros sejam mais confortáveis. Continue a leitura e saiba mais!
Qual é a importância de um ambiente de estudos?
Um bom ambiente de estudo é fundamental para várias coisas. A primeira é trazer conforto ao estudante, permitindo que ele aguente as jornadas sem se cansar ou se prejudicar, sentindo dores na coluna e em outras partes do corpo.
No entanto, isso não é tudo. Esse tipo de espaço também é essencial para que você possa se concentrar, evitando a procrastinação e as distrações. Assim, seu estudo acaba rendendo mais.
Como organizar o ambiente de estudo?
Conheça, agora, algumas dicas para deixar o seu ambiente de estudo organizado e muito mais eficiente!
Escolha um lugar silencioso e tranquilo
O primeiro ponto de um bom lugar de estudo é que ele seja um espaço silencioso e tranquilo. Então, prefira estudar em seu quarto — de preferência com as portas fechadas — do que na sala, por onde todo mundo passa.
Tenha uma boa cadeira
O assento escolhido também é indispensável. É fundamental que ela seja confortável, ofereça um bom apoio para as costas e permita que você passe horas por ali sem se cansar. Então, tire um tempinho extra para escolher uma boa superfície para se sentar.
Use uma mesa de altura adequada
A altura da mesa também é essencial, favorecendo a postura e evitando o cansaço. Então, prefira aquelas sobre as quais você não precisa se curvar tanto para escrever, por exemplo.
Cuidado com a iluminação
O conforto visual também é fundamental para o ambiente de estudos. Invista em uma boa iluminação — de preferência natural — e em lâmpadas confortáveis para os olhos, que não causem dor de cabeça por serem fortes ou fracas demais.
Deixe o que precisa por perto
Por fim, mas não menos importante, organizar o ambiente de estudos também é deixar tudo o que você precisa por perto. Com isso, você evita saídas desnecessárias, que podem prejudicar o seu foco. E, claro, evita distrações, já que o celular e outros pontos distrativos devem ser mantidos bem longe da sua mesa!
Gostou de saber como organizar o ambiente de estudo? Agora, é hora de colocar essas dicas em prática para que as suas horas estudando sejam muito mais proveitosas e, assim, seu desempenho suba consideravelmente!
Aproveite e curta a página do UNIFACIG no Facebook! Por lá, você fica por dentro de mais dicas como essas e outras várias informações relevantes sobre estudos, carreira e qualidade de vida. Nos vemos lá!