Entrar na faculdade, concluir as disciplinas, fazer os relatórios de estágio e fechar o Trabalho de Conclusão de Curso são processos pelos quais todo estudante tem que passar. Nesse contexto, é muito comum, principalmente durante o TCC, que os alunos fiquem ansiosos e estressados. Porém, ao buscar algumas dicas sobre como fazê-lo e como se organizar, tudo fica mais tranquilo.
Pensando nisso, trouxemos este conteúdo para que você consiga se adaptar à rotina de estudos e provas e, além disso, saiba como fazer um TCC da forma mais organizada possível. Quer aprender mais? Continue a leitura!
Dicas de como fazer um TCC
Mesmo completamente teórico ou aliando teoria e prática, o importante é ter um bom desempenho no TCC e organizá-lo da melhor maneira possível. Veja abaixo boas práticas para fazer um excelente trabalho!
Pesquise algo que seja bom para você
Como a pesquisa será um processo mais longo, é importante encontrar um tema que seja a sua cara. A investigação não precisa ser maçante ou indesejável. Sendo assim, selecione uma área que realmente pode fazer a diferença e impactar o lugar onde você vive ou pretende viver.
Sistematize o tema
O tema é o ponto principal para realizar um bom trabalho e manter-se focado em seu objetivo; assim, é importante ter o assunto bem delimitado. Para isso, há uma estratégia infalível: transforme o tema em pergunta, isto é, use um questionamento para embasar a tese.
Por exemplo, se você estuda na área de Pedagogia e pretende pesquisar sobre a relação de determinados alunos com a tecnologia, pergunte: “como os alunos do ano X, da faixa etária Y usam e se adaptam às ferramentas do Google para as pesquisas fora de sala de aula?”. Assim, você poderá ter uma visão central do embasamento de sua pesquisa.
Destrinche o questionamento
Depois de transformar o tema em um questionamento, procure por outras perguntas que precisam de respostas, elas funcionarão como subtópicos. Seguindo o exemplo acima, você pode continuar “quais alunos se adaptam melhor?”, “quais são suas maiores dificuldades?”, “como a acessibilidade auxilia?”. Todo esse caminho dependerá do seu embasamento teórico e do percurso que será percorrido durante a pesquisa.
Escolha bem o orientador
Durante esse processo, precisamos de alguém que tenha experiência no assunto e que possa nos orientar de forma organizada e criativa. Um bom orientador será fundamental para que você não se perca e tenha uma pesquisa de qualidade.
Por isso, o profissional escolhido precisará ter dois lados: o primeiro ensina, clareia o processo, e o segundo permite que você seja criativo, busque possibilidades e exercite sua autonomia. Tudo com muito equilíbrio, organização, conhecimento e envolvimento.
Faça um cronograma
Como se trata de uma pesquisa, é importante ter um cronograma para que você realize cada etapa de acordo com o tempo disponível. Informe-se sobre as regras da instituição e veja quanto tempo disponível haverá para realizar todas as análises. Além disso, o período disposto definirá o quão profundo poderá ser o trabalho. Dessa forma, você terá uma visão geral em relação às fases da produção.
Depois de todas essas etapas, é importante destacar alguns cuidados que devem ser sempre lembrados:
- tenha atenção com plágios: mesmo as paráfrases são muito perigosas, pois existem programas que identificam com facilidade qualquer cópia. Além disso, é uma questão de ética profissional;
- fique atento às normas de publicação da ABNT: se possível, já vá construindo o seu trabalho de acordo com as regras, assim, você conseguirá economizar tempo;
- leia muito: o conteúdo é extremamente importante para que o trabalho tenha qualidade e embasamento teórico;
- ensaie bastante para a apresentação: dessa forma, você evitará insegurança e nervosismo no momento final.
Notou como fazer um TCC pode ser uma tarefa mais tranquila quando realizada com organização e algumas pesquisas prévias? O Trabalho de Conclusão de Curso é uma das etapas mais importantes de sua formação. É nele que você poderá exercitar tudo o que encontrou relevância tanto durante a faculdade quanto para a sua carreira profissional.
Se você quer continuar atualizado, assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos para passar pela faculdade com excelência!