DIA

DE

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Carreira acadêmica ou mercado de trabalho: como escolher?

Compartilhe esse post

A graduação é um momento de grandes descobertas e novas oportunidades. Nesse universo, muitos estudantes podem se deparar com a seguinte dúvida: invisto na carreira acadêmica ou mercado de trabalho? A resposta para essa indagação é bem pessoal e deve ser alicerçada por uma profunda análise.

Se você está com esse questionamento, continue lendo este post e veja quais são as possibilidades e restrições de cada escolha.

Carreira acadêmica ou mercado de trabalho?

Eis um impasse que permeia a vida de inúmeros alunos da graduação. Saiba que ambas as escolhas serão fontes de renda, cada uma com suas devidas particularidades.

No entanto, o mercado de trabalho é mais amplo e conta com vagas em setores bem diferenciados. Já para quem optar em seguir a docência, certamente as opções se concentrarão nas pesquisas científicas e na atuação dentro de sala de aula.

Mas quem tem motivação de sobra consegue conciliar as duas carreiras, trabalhando ao longo do expediente e ministrando aulas à noite. No entanto, a rotina se torna bem exaustiva.

Como é a carreira acadêmica?

A carreira acadêmica exige tempo, muito estudo e investimentos. Você terá que cursar uma pós-graduação stricto sensu, defendendo uma tese de mestrado.

É possível iniciar no setor após a conclusão de uma lato sensu, mas as aulas são experimentais.

Geralmente, há bolsas ao longo da execução de uma tese. Mas saiba que a leitura será uma prática rotineira, assim como a tradução de livros e outras teses.

Você deverá assistir aulas e escrever a monografia nos padrões da ABNT, com pesquisas teóricas ou práticas (campo).

Após concluir o mestrado, você pode seguir no doutorado, fato que ajuda no aumento das horas-aula.

Dificuldades

A primeira dificuldade será encontrar aulas em alguma faculdade, podendo ser presencial ou on-line. Por isso, os contatos farão grande diferença. Muitas vezes, os próprios professores orientadores do mestrado fazem essa indicação.

Mas, às vezes, uma faculdade será distante da outra, ou seja, o deslocamento poderá ser uma dificuldade.

Pontos favoráveis

Entre os pontos favoráveis da carreira acadêmica podemos citar os bons salários, estabilidade no emprego, principalmente para quem é concursado e também mais tranquilidade na rotina.

Afinal, não há metas a serem atingidas e pressões constantes dos chefes. Geralmente, um projeto pedagógico é seguido.

Além disso, o universo acadêmico é mais leve em comparação ao mercado de trabalho e há momentos de interações, eventos, workshops, seminários, ou seja, a qualidade de vida é valorizada.

Por isso, o perfil do profissional é de uma pessoa crítica, comunicativa, que ama leitura, análises, que se envolve com pesquisas, goste de tecnologia e que inova nas aulas.

Qual a realidade do mercado de trabalho?

Já o mercado de trabalho tem um ritmo bem mais acelerado em comparação ao meio acadêmico.

Existe uma competição acirrada entre as empresas, prazos curtíssimos para serem cumpridos, ou seja, a cobrança por resultados é bem maior.

No entanto, quem consegue se destacar obtém rendimentos bem acima do que a média paga no meio acadêmico, principalmente em profissões que têm melhores rendimentos, como de médicos, dentistas, engenheiros, advogados, entre outras.

Dificuldades

As principais dificuldades são o estresse, o acúmulo de serviço, a carga horária exaustiva, o alto índice de rotatividade nas empresas, desemprego e instabilidade emocional.

Para quem é autônomo, tem a questão dos dias bons e outros ruins, com diferenciações nos rendimentos, ou seja, a ansiedade pode se tornar uma companheira.

Aspectos positivos

Já entre os favoráveis, podemos citar a realização profissional, a atuação em uma área de acordo com o perfil do profissional e a abrangência das atividades.

Um médico veterinário, por exemplo, pode ter um consultório próprio, fazer serviço voluntário em uma ONG e ainda ser prestador de serviço em várias fazendas.

Assim, o dia a dia fica mais diversificado, principalmente para quem não está em home office.

Já sobre o perfil, o mercado quer pessoas altamente criativas, resilientes, motivadas, que trabalhem em equipe e que se dediquem de corpo e alma à empresa.

Portanto, seja na carreira acadêmica ou mercado de trabalho, o importante é você fazer uma escolha que esteja sintonizada com o seu projeto de vida. E, dentro desse balaio, existe até espaço para ambas as atuações. Tudo dependerá do seu esforço!

Percebeu como é possível se destacar nas duas situações? Gostou do nosso post? Aproveite e siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *