Entre os dias 29 de maio e 20 de junho foi realizada a capacitação do CEP UNIFACIG, o evento teve o seguinte tema: “Diálogos de Ética em Pesquisa”. O evento foi aberto não só a todos os professores, alunos e coordenadores do Centro Universitário UNIFACIG como também a toda comunidade científica da região.
No primeiro dia, o professor Márcio Rocha Damasceno, também coordenador do curso de Psicologia e membro do CEP UNIFACIG falou a respeito dos princípios da bioética e, em seguida, foi a vez do professor Ronaldo Lopes Coelho,mestre pela USP, falar a respeito de “Bioética e biopoder: como Michel Foucault nos ensina a analisar o cenário atual”, momento em que se realizou a discussão dos principais pontos da teoria de Foucault, bem como o cenário de pandemia e a biopolítica.
No segundo dia, a professora Márcia Helena de Carvalho, coordenadora do curso de Serviço Social e membro do CEP UNIFACIG abordou, em sua fala, os principais marcos históricos para a criação do CEP; a seguir, o professor Rubens José Loureiro, vice-coordenador e professor do curso de Enfermagem da EMESCAN falou sobre o papel da CONEP e do CEP na atualidade. Para finalizar a noite, o professor doutor do IFRJ, João Emílio de Assis Reis, retratou o seguinte tema: “Bioética e Direito: diálogos através da pesquisa”.
No último dia da capacitação, foi a vez dos coordenadores do CEP UNIFACIG, Andréia Almeida Mendes e Humberto Vinício Altino Filho, apresentarem todo o processo de submissão na plataforma Brasil, os documentos necessários neste processo, bem como os erros mais comuns que implicam na reprovação dos projetos.
Com mais esta ação, o CEP UNIFACIG cumpre sua função social de informar os pesquisadores e sociedade a respeito dos procedimentos necessários para a proteção dos participantes da pesquisa, assegurando que ela ocorra segundo preceitos éticos.