Com o objetivo de auxiliá-lo nesse processo, caso seja necessário em algum momento de sua faculdade, elaboramos este post com informações imperdíveis. Confira!
Entenda alguns motivos que influenciam no cancelamento do Fies
Sendo um empréstimo concedido pelo governo federal, com taxas de juros menores do que as praticadas pelo mercado, muita gente pode se questionar: por que cancelar o Fies?
O financiamento só começa a ser pago após o término da faculdade, mas há inúmeros motivos que influenciam na decisão.
Entre eles, podemos citar fatores pessoais e também financeiros, mas há outros, tais como:
- aprovação em faculdade pública;
- desistência do curso superior;
- ingresso em emprego com horário incompatível;
- problemas de saúde.
Caso você vivencie alguma situação que necessite do cancelamento do Fies, vamos mostrar agora como proceder. Acompanhe!
Passo a passo para o cancelamento do Fies
Existem diversas maneiras para um estudante solicitar o cancelamento do Fies, mas a mais simples é por meio do próprio site do SisFies.
No entanto, esse meio só aceita o pedido até o dia 15 entre os meses de janeiro a maio, além de julho a novembro.
Por isso, fique sempre atento do dia 1 a 15 de cada mês, com uma ressalva: o cancelamento não pode ser solicitado em junho nem dezembro.
1. Escolha uma opção de pagamento
Para cancelar o Fies, você deverá escolher uma das opções de pagamento. Afinal, é preciso quitar a dívida. Entre elas, podemos citar:
- liquide o saldo devedor no ato do encerramento: deve ser feita pelo estudante que pretende encerrar o vínculo com o Fies, pagando 100% do valor em débito;
- permaneça na fase de utilização: é indicada para quem pretende continuar no curso superior, mas sem o financiamento, quitando o valor devido no prazo estabelecido no contrato;
- antecipação da fase de carência: é quando o estudante começa a pagar as parcelas trimestrais no mês seguinte após a assinatura do termo de encerramento, sem a necessidade de espera do período de carência;
- antecipação da fase amortização: ocorre quando o estudante parcela o valor total do Fies, com um prazo de três vezes o período em que foi utilizado mais um ano. Em um curso de três anos, o aluno terá 10 anos para quitar a dívida.
2. Procure a agência onde o Fies foi contratado
Depois da confirmação do cancelamento do Fies, o contratante deverá comparecer à agência onde o financiamento foi solicitado, podendo ser Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.
Afinal, o Fies pode ser contratado pelo aplicativo de ambas as instituições financeiras.
Além disso, é preciso ainda comunicar a faculdade no caso de trancamento da matrícula. Outra dica é sempre manter as documentações em dia.
Com esses passos, certamente você conseguirá realizar o cancelamento do Fies, seguindo a sua jornada da melhor maneira possível.
Viu como é simples o procedimento? Esse post foi útil para você? Então aproveite e siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, YouTube e Instagram.