Entre os dias 3 e 13 de março, os alunos do curso de medicina veterinária do UNIFACIG participaram da Campanha de castração de cães e gatos em Manhuaçu, que ocorreu por iniciativa da Prefeitura de Manhuaçu e executada por uma ação da Secretaria Municipal de Saúde por meio do setor de Vigilância Ambiental.
O trabalho dos discentes foi apoiar a equipe do Castramóvel, uma carreta preparada pela Sociedade Ubaense de Proteção Animal (SUPA), que foi instalada no pátio do 11º Batalhão de Polícia Militar de Manhuaçu. Foram feitas gratuitamente, aproximadamente, 600 castrações. A grandiosa operação contou com a parceria além do 11º Batalhão da Polícia Militar, de grupos de proteção animal que cadastraram animais em situação de rua.
Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar todos os aspectos que cercam esse tipo de evento, participando da recepção dos pacientes, acompanhando os exames clínicos e os preparativos para as cirurgias, assim como o procedimento de castração de machos e fêmeas de cães e gatos.
Além de presenciarem as castrações, aprenderam a importância de uma campanha como essa, para o controle das populações de animais, diminuindo a incidência de doenças, principalmente as zoonoses, doenças transmitidas de animais para o homem, assim como a orientação para a posse responsável de animais, que nada mais é do que a aquisição consciente de um animal de estimação, visando atender a todas as necessidades do animal, garantindo-lhe bem-estar satisfatório.