Uma das vantagens de realizar atividades educacionais em ambiente de trabalho é receber uma bolsa estágio, que é um incentivo recebido pelos estudantes que fazem estágio. Afinal, contar com uma fonte de renda durante a graduação é importante para arcar com custos pessoais e dos estudos, além de contribuir com seu planejamento financeiro.
É sobre isso que falaremos aqui, abordando os benefícios de realizar estágio durante a faculdade e como conseguir sua bolsa. Continue a leitura e confira!
Quais as vantagens da bolsa estágio?
Vale lembrar que, na maioria das vezes, o estágio obrigatório pedido por determinados cursos não é remunerado financeiramente, apenas o estágio facultativo, ou não obrigatório. Nesse último caso, o aluno deve procurar oportunidades de vagas em empresas, porém, não terá vínculo empregatício com elas.
Mas calma que você terá seus direitos garantidos e protegidos, não pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), mas pela Lei do Estágio. Para isso, empresa, estudante e instituição de ensino assinam um Termo de Compromisso, documento que configura um contrato. Nele, estarão as atividades de sua função, carga horária, valor da bolsa e benefícios. Vamos saber mais a seguir?
Segurança
A Lei do Estágio assegura alguns direitos para o estagiário, como:
- carga horária de até 30h semanais;
- recesso de 30 dias a cada 12 meses trabalhados, de preferência durante as férias acadêmicas;
- contrato com duração máxima de 2 anos;
- seguro de vida.
Além disso, alguns benefícios podem ser oferecidos, como:
- vale-transporte;
- vale-alimentação ou refeição;
- assistência médica e odontológica;
- incentivos ao desempenho.
Remuneração
Como dissemos, o estágio não obrigatório tem a vantagem de oferecer uma remuneração pelas atividades desempenhadas pelo estudante, que pode variar conforme a função do aluno, a empresa e o curso de graduação. Outro detalhe é que o estagiário também pode contar com férias remuneradas, para não comprometer seu orçamento.
Carga horária
Durante a graduação, pode ser difícil conciliar trabalho e estudo, mas saiba que o estagiário tem carga horária reduzida. Portanto, o aluno pode realizar, no máximo, 30 horas trabalhadas por semana. Já quando o estágio for requisito obrigatório do curso superior, pode se estender por até 40 horas semanais.
Fora isso, o período de trabalho no dia não pode ultrapassar o limite de 6 horas. Por outro lado, em períodos de provas, essa carga pode ser reduzida pela metade, a fim de não comprometer os estudos do aluno e seu desempenho acadêmico.
Como conseguir estágio durante a graduação?
O estudante de graduação pode conseguir estágios por meio de parcerias com a própria faculdade, empresas intermediadoras ou por processos seletivos diretamente nas empresas escolhidas. Para isso, pesquise as oportunidades disponíveis, cadastre-se e envie seu currículo.
Depois, é hora de se preparar para as entrevistas de emprego, que podem ser por videoconferência ou presenciais. A dica é buscar conhecer ao máximo sobre a empresa, visto que uma tendência dos recrutadores é selecionar candidatos alinhados com seus valores. Também treine sua comunicação oral e gestual, além de ter postura e vestimenta adequadas.
A importância de buscar essa atividade complementar ao curso pode ser compreendida como uma oportunidade de aumentar sua experiência profissional, trocar contatos com outros profissionais da área, desenvolver habilidades e se efetivar na empresa. Tudo isso recebendo benefícios iniciais como bolsa estágio e se adequando aos horários da faculdade.
Se você gostou deste conteúdo, siga a nossa página no Facebook para acompanhar mais dicas e informações sobre educação superior por lá!