No último dia 09 de novembro, os alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Medicina Veterinária do Centro Universitário UNIFACIG realizaram uma manhã de atividades integrativas para os acolhidos da Fazenda Terapêutica AMAR, localizada em Manhumirim. A iniciativa faz parte das Atividades Extensionistas do centro universitário, que têm como objetivo contribuir para a formação cidadã dos alunos por meio da responsabilidade social e do impacto positivo nas comunidades locais.
Durante a visita, foram promovidas palestras e oficinas que buscaram atender às necessidades dos internos da fazenda, focando na capacitação para o mercado de trabalho e bem-estar dos internos. Alunos de Medicina Veterinária ministraram uma palestra sobre adestramento e cuidados com animais, destacando a importância do manejo adequado e o potencial terapêutico dessa prática.
Em paralelo, alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas conduziram a palestra “Tecnologia x Mercado de Trabalho: como a tecnologia pode te ajudar”, além de uma oficina de montagem de computadores, abordando a identificação das principais peças e suas funcionalidades.
A Fazenda
A Fazenda AMAR é um espaço dedicado à recuperação de dependentes químicos, oferecendo um ambiente de apoio e acolhimento com o objetivo de reintegrar seus internos à sociedade. As atividades proporcionadas pelos alunos do UNIFACIG buscaram, além do entretenimento, capacitar os acolhidos em áreas que podem abrir portas para novas oportunidades profissionais.
De acordo com a professora Geórgia Caetano, responsável pela iniciativa, todas as atividades foram cuidadosamente planejadas para oferecer aos internos conhecimentos aplicáveis ao mercado de trabalho. “Os treinamentos visam proporcionar aos participantes habilidades práticas e conhecimentos que contribuirão para sua reintegração no mercado e para o aprimoramento da qualidade de vida durante e após o tratamento”, destacou a professora.
A ação não só fortalece o compromisso social do UNIFACIG e também proporciona aos alunos uma experiência enriquecedora, que alia teoria e prática em um contexto real.




