DIA

DE

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Alunos de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACIG participam de palestra sobre Ensino e Inclusão.

Compartilhe esse post

Na última quinta-feira, 20 de fevereiro, os alunos do sétimo período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIFACIG participaram de um bate-papo enriquecedor com Kevim Queiroz. Ele é Licenciado em Pedagogia, Bacharel em Administração, Técnico em Secretariado, Pós-Graduado em Gestão Escolar e Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial, além de possuir MBA em Gestão de Pessoas.

O evento foi promovido como parte da disciplina de Projeto de Arquitetura IV, cujo objetivo é o desenvolvimento de um projeto arquitetônico para uma escola infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental. A proposta do projeto inclui a implementação do ensino Montessoriano, além de adaptações para melhor atender às necessidades de crianças atípicas. Para aprofundar o conhecimento sobre o tema e garantir um embasamento mais sólido aos alunos, Kevim Queiroz foi convidado para esclarecer pontos fundamentais sobre a inclusão e as melhores práticas educacionais dentro desse contexto.

Durante a palestra, os estudantes puderam sanar dúvidas sobre a concepção de ambientes, o uso adequado das cores e as decisões arquitetônicas mais adequadas para criar um espaço acolhedor e acessível. A professora Fernanda Cota destacou a importância do intercâmbio de informações com profissionais da Educação para que os futuros arquitetos desenvolvam projetos mais assertivos e alinhados com as reais necessidades das crianças e educadores.

Entre os conceitos mais marcantes abordados no bate-papo, destacam-se quatro palavras essenciais para o desenvolvimento do projeto: diversidade, inclusão, igualdade e equidade. Essas diretrizes reforçam a necessidade de criar espaços que promovam o aprendizado de forma acessível e democrática para todas as crianças.

A experiência proporcionou aos alunos um olhar mais sensível e técnico sobre a importância da Arquitetura na construção de ambientes educacionais mais justos e eficientes. Com esse conhecimento, eles poderão desenvolver projetos inovadores e humanizados, contribuindo para a melhoria da infraestrutura escolar e o bem-estar dos estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *