A transmissão da cultura de do conhecimento dos povos, bem como a formação dos indivíduos são necessidades quase tão antigas quanto a própria humanidade. A forma com que essas necessidades foram atendidas variou muito ao longo da história (MARIO,2012).
No século XVI pensadores franceses já afirmavam que a criança é naturalmente boa e se torna má devido ao ambiente em que é criada. Caso a criança participasse de atividades em um ambiente bem ordenado, seus impulsos naturais saudáveis seriam encorajados e os efeitos deformadores da sociedade minimizados (PALMER, 2005).
O educador alemão Friedrich Wilhelm Froebel (1782-1852) afirmou que as crianças aprendem o ambiente físico ao interagir com ele.
Com o tempo, então, o ambiente escolar foi sendo considerado cada vez mais importante para o aprendizado e para a formação, fato marcado nos séculos XVIII e XIX quando as escolas europeias foram deslocadas para lugares mais distantes dos núcleos urbanizados.
Então, ao projetarem espaços educacionais, os arquitetos devem criar espaços com linguagem própria, que atendam aos elementos pedagógico e cultural, mas também que desempenham um papel importante de convívio social.
Com este objetivo em mente, o Colégio América contratou o arquiteto Guilherme Almeida, graduado pela FACIG, para projetar o novo espaço social para o convívio e o desenvolvimento das atividades dos alunos do Colégio América e da Faculdade do Saber, que compartilham o Campus Ilha de Excelência da FACIG no bairro Coqueiro.
As novas instalações estão sendo entregues nesta semana.
O Diretor da FACIG, Thales Reis Hannas, parabenizou Guilherme pelo trabalho, completando que é um grande orgulho para a instituição ver um trabalho desta qualidade em um profissional com tão pouco tempo de formado, estendendo os cumprimentos aos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da FACIG.