Duramente criticado por sua carga teórica, o Curso de Administração sempre foi acusado pelo apego extremo nas reproduções teóricas tendo pouca, ou nenhuma, preocupação em promover a quebra de seus modelos tradicionais. Autores como Aktouf (2005) e Paula e Rodrigues (2006) apontam que é preciso repensar os processos de ensino-aprendizagem de tal curso para que o mesmo deixe de ser uma reprodução de “megas” doutrinas importadas de diversos contextos.
Consciente desse desafio, a FACIG, uma das precursoras na utilização da aprendizagem ativa no País, já mudou a sua forma de ensinar e privilegia processos inovadores que conduzem seus discentes a novos patamares de conhecimento.
Exemplo disto, são as aulas de Administração de Recursos Humanos II, ministrada pela prof. Dra. Rita de Cássia M. O. Ventura, que por meio de um projeto levou os seus discentes (do 5º Período de Administração) à realização de um Planejamento Estratégico de Recursos Humanos para empresas de Manhuaçu e região. Para a execução do projeto proposto os discentes utilizaram da metodologia Canvas e da Matriz SWOT.
Divididos em equipes, eles realizarem as etapas propostas articulando teoria e prática, que os levaram a uma maior interação, à pesquisa, à experimentação, à análise de informações internas e externas às empresas objeto do projeto e, acima de tudo, puderam assumir a postura de protagonistas de seu próprio aprendizado. Ao final do projeto, os discentes apresentaram suas propostas ressaltando a criatividade e o conteúdo teórico em que embasaram suas decisões.