Os alunos do quinto período de Ciências Contábeis do Unifacig apresentaram o Projeto Interdisciplinar de Análise Tributária de empresas. A concepção do projeto objetiva que os alunos desenvolvam competências e habilidades para entender a tributação das empresas, e assim auxiliá-las na gestão tributária. Trata-se de tema complexo, dada a realidade brasileira, que assim se dedica ao estudo e aplicação de técnicas que possibilitam às organizações cumprir suas atividades tributárias sem prejuízos à sua atuação. A gestão tributária envolve ainda a interpretação correta das leis para seu cumprimento adequado, além de prevenir os riscos e danos aos negócios, pagamento de impostos e estudos da carga tributária. Uma boa gestão dos tributos evita falhas no processo organizacional e prejuízos com as taxas impostas a quem comete erros e infrações.
A proposta está alinhada ao projeto pedagógico do curso do Unifacig, que tem entre seus objetivos propiciar aos alunos visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, aplicabilidade adequada da legislação inerente às funções contábeis, organização de atitudes e geração de informações para a tomada de decisão.
Durante o desenvolvimento do projeto, foram trabalhados os temas pertinentes à matéria tributária, que envolviam as disciplinas de Contabilidade Tributária e Legislação Tributária. Os alunos escolheram uma empresa de Manhuaçu e Região, e cada grupo selecionou um ramo diferente de atividade das empresas para permitir maior conhecimento entre os alunos. E mediante autorização das mesmas, pesquisaram todas as legislações aplicáveis a essas, aspectos do seu regime de tributação e trouxeram toda a descrição dos impostos, taxas, licenças e declarações fiscais de obrigatoriedade expressa, além de outros aspectos tributários. E puderam assim, ao final, emitir um relatório de orientação para as empresas.
Os trabalhos foram apresentados na Sala de Metodologias Ativas do Unifacig. Os grupos foram avaliados pelos professores titulares das disciplinas referidas: Professora Silvana Cristina e Professor Alexander Chequer.
Texto: Silvana Cristina