No dia 29 de junho, os alunos do quinto período de Ciências Contábeis da Facig apresentaram o Projeto Interdisciplinar I. A concepção do projeto objetiva que os alunos desenvolvam análises de custos em uma empresa de atividade industrial ou prestação de serviços de Manhuaçu e região. A proposta está alinhada ao projeto pedagógico do curso da Facig, que tem entre seus objetivos propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades de geração de informações sobre desempenho para tomada de decisões estratégicas.
O projeto ganha maior destaque se levarmos em consideração que o cenário de crise nacional tem demandado às empresas de todos os portes ações de redução de custos de maneira geral, evitando assim o comprometimento da saúde financeira dos negócios, além de favorecer a manutenção de seus objetivos sociais.
Durante o desenvolvimento do trabalho, os alunos frequentam a empresa escolhida, efetuando a coleta de informações sobre o processo produtivo, mix de produção, além de dados sobre os custos e despesas do negócio. Posteriormente, as informações são organizadas e, em seguida, relatórios sobre o custo de produção do período, lucratividade e volume de vendas são produzidos, servindo de apoio para a construção do parecer dos alunos sobre o desempenho individual dos produtos analisados mas ainda sobre a empresa de maneira geral.
Todo o escopo do projeto se baseia nos fundamentos de custos estudados pelos alunos nas disciplinas Contabilidade de Custos e Gestão Estratégica de Custos. A principal contribuição do projeto reside em possibilitar aos alunos estabelecer uma relação direta de atuação junto às empresas da região, abrindo-lhes oportunidades de mostrar as competências que desenvolvem no curso, testar suas habilidades de relacionamento e network, além da produção de informações e análises sobre custos e lucratividade. Assim, os alunos experimentam desenvolver ações de consultoria, contribuindo para sua formação e futura atuação como Contadores.
Os trabalhos foram apresentados no auditório da Facig pelos grupos de alunos responsáveis pelas análises de cada empresa escolhida. Foram apresentados casos industriais relacionados à panificação, industrialização de café, serviços gráficos, entre outros. Os grupos foram avaliados pelos professores Fabrício Afonso, Farana Mariano e Silvana Cristina, além de contar com a participação dos professores Alexander Lacerda e Marcelus Xavier, cuja contribuição ofereceu aos alunos importantes dicas sobre o potencial dos resultados dos trabalhos no futuro das empresas. Prestigiaram ainda as apresentações os alunos do primeiro, terceiro e sétimo períodos do curso, favorecendo a interdisciplinaridade entre disciplinas e períodos, ação apoiada pelo curso em seu projeto pedagógico. Após as apresentações, os professores avaliaram as análises dos alunos sobre o desempenho das empresas. Os resultados do projeto interdisciplinar serão levados aos empresários das empresas participantes, a fim de que possam avaliar sua aplicação no cotidiano de formação do preço de venda dos produtos comercializados e compreensão dos custos envolvidos na produção. Segundo relato dos alunos, após a apresentação dos resultados, há casos em que o empresário decide pela alteração do preço de seu produto, a partir das sugestões de melhorias fornecidas pelo projeto.