Uma das disciplinas ofertadas pelo curso de engenharia de produção é a gestão da inovação tecnológica onde, sobre tutoria do Prof. Marcelus Xavier, os alunos são incentivados a inovar perante desafios alguns propostos.
No dia 18/03, em um dos encontros da disciplina, os discentes foram motivados a desenvolver uma linha de produção para fabricar pequenos carros e aviões de lego. É importante citar que o aprendizado é consequência de experiências, desafios e criações em equipe, e a utilização dos conjuntos LEGO Education visam encorajar os alunos a serem mais investigativos além construírem o conhecimento por meio de suas vivências.
O objetivo da aula era produzir de forma eficiente os produtos, identificado e eliminado possíveis perdas ou reduzido ao máximo dentro das possibilidades tecnológicas e de custo-benefício.
Para tal, os alunos foram divididos em equipes e incentivados a se organizarem para o início da produção. O primeiro “sprint” de produção durou 5 minutos e os alunos tiveram muita dificuldade no primeiro momento.
Após esta etapa, os alunos tiveram outros 5 minutos para proporem melhorias e inovações em seus sistemas produtivos. Um novo “sprint” de produção de 5 minutos foi realizado resultando em melhorias acima de 60% na produção dos carros e aviões e 50% de redução nos desperdícios (tempo de espera, de trabalho, movimentação, retrabalho).
Por fim, o conceito de Lean Manufacturing (gestão focada na redução de desperdícios) foi abordado junto à turma através da metodologia audiovisual fixando os conhecimentos estudados.
Texto e Fotos: Marcelus Xavier